quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ANO DA LUZ PROSSEGUE POR TODO O PAÍS


As actividades de 2015 Ano Internacional da Luz (AIL2015) prosseguem por todo o país, devendo estender-se para 2016. Algumas actividades organizadas pela Comissão Nacional como as conferências escolares "Haja Luz nas Escola" e a exposição "Janelas de Luz" sobre Hologramas, da responsabilidade da Fábrica Ciência Viva  inaugurada em Aveiro, terão continuação em 2016, dado o atraso verificado no seu início.

Após a inauguração do AIL2015, na Escola Passos Manuel em Lisboa, as actividades estão a ser múltiplas e numa ampla geografia. Salientem-se as actividades de astronomia realizadas no Verão (na Reserva de Escuridão do Alqueva e a Astrofesta em Castro Verde),

Na Feira do Património a empresa Kubo fez uma fantástica apresentação de luz no Mosteiro de Santa Clara a Velha, em Coimbra, que acresce ao show que tinha realizado antes nas fachadas do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, a que assistiram mais de 50.000 pessoas e ao festival de luz Lumina em Cascais. Também houve um show de luz em Aveiro.

As Câmaras Municipais estão a organizar várias actividades, como a palestra sobre luz na Câmara de Loulé ou o evento da indústria de luz (Lighting Lab), patrocinado pela Câmara de Águeda. No Porto abriun uma instalação luminosa perto da estação de S. Bento. O mesmo se passa com associações e ordens: a Ordem dos Engenheiros realizou um encontro na sua sede e a 30 de Novembro realizará um encontro no Funchal, além de ter editado um número especial da sua revista.

Em Lisboa estão duas exposições luminosas: "A luz de Lisboa", num torreão do Terreiro do Paço, e "Na luz/ Dentro do Vidro" na Galeria Millennium, na Rua Augusta.

Em Coimbra continua patente no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra a exposição "Visões. O interior do olho humano", da responsabilidade do Centro Cirúrgico de Coimbra, para além da sua mostra permanente "Segredos da luz e da matéria".   No Porto abrirá em Dezembro uma exposição no Museu Nacional  Soares dos Reis com instrumentos de óptica.

Conferências tem havido várias, designadamente antes do Verão uma conferência no Instituto Superior Técnico sobre luz, ciência e tecnologia, outra na Faculdade de Letras da Universidade do Porto sobre luz e museus (Lights On) e outra sobre metrologia no Instituto Português de Qualidade. Logo na rentrée tiveram lugar vários eventos  incluindo as conferencias científicas na Figueira da Foz e em Faro respectivamente sobre espectroscopia e sobre técnicas avançadas de lasers,  No início de Outubro a Conferência Interdisciplinar na Universidade de Coimbra, com o apoio directo da Comissão Nacional, "Visões da Luz", foi um enorme sucesso.

A 10 de Novembro a Comissão Nacional da UNESCO realizará no Pavilhão do Conhecimento uma conferência sobre o AIL2015 e sobre o Ano Internacional dos Solos.

A 15 de Dezembro haverá uma grande conferência internacional na Gulbenkian, com a participação do Nobel da Física Roy Glauber. Haverá conferências satélites em escolas de Viseu e de Almodôvar. Já houve uma no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa: Light, from the Earth to the Stars, com o físico espanhol do CERN Alvaro de Rujula.

Realizaram-se sessões sobre a luz na Biblioteca de Viana do Castelo (Mundos de Luz), na Faculdade de Nutrição e Ciências da Alimentação da Universidade do Porto e na Academia Portuguesa de Medicina.  No Rómulo- Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a Noite Europeia dos Investigadores foi sobre a luz.

Muito intensas têm sido as actividades no Ano da Luz da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, dirigida por José Moura. Destaque para uma NOite da Luz, que mobilizou muita gente do campus.

Saíram na Gradiva os livros  "Uma Biografia da Luz"do físico  JoséTito Mendonça (lançado no Pavilhão do Conhecimento pelo Reitor da Universidade de Lisboa), "QED", do físico Richard  Feynman, e "Cosmicomix" (banda desenhada sobre o Big Bang), com o logotipo do AIL2015, Foi editado um belo livro sobre fotografias astronómicas da autoria de Miguel Claro. Foi também editado um catálogo sobre cartoons de luz, que estão em exibição em Óbidos. José Pacheco Pereira vai lançar um livro sobre fotografias pin-hole.

Nos jornais o Público dedicou o seu número de aniversário aos cem anos da teoria da relatividade geral de Einstein e está a publicar, na sua revista dominical, uma série sobre aspectos científicos e culturais da luz. O Sol dedicou uma reportagem ao AIL2015. A imprensa regional tem estado muito atenta ao AIL2015, com o programa "Ciência na Imprensa Regional".  A RTP2 está a passar um spot sobre o ano da luz. E foram transmitidos dois programas sobre a luz na RTP2: "Sociedade Civil". A Gazeta de Física, órgão da Sociedade Portuguesa de Fisica, vai editar um número sobre o AIL2015.

Houve concursos de fotografia e cinema, designadamente o concurso Luz em Flash, organizado pela Comissão Nacional do AIL2015 e o concurso organizado pela Ordem dos Engenheiros.  Houve também um muito interessante concurso de joalharia sobre o tema da luz.

Os CTT realizaram uma emissão comemorativa dos dois anos.

Sem comentários:

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...