sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pode ser o seu mundo

Em conversa tida hoje sobre o texto Pari Passu, onde se apresenta a proposta de um programa de aprendizagem Clássica como forma de superar o afastamento desta área do currículo público, lembrei-me duma frase de Laurent Lafforgue, que sintetiza muito do que é (ou era) o seu pensamento pedagógico.
"Uma criança que passe por este processo vê o seu universo enriquecer consideravelmente, quando ao fim de meses ou mesmo anos, o seu espírito acorda e começa a perceber que o mundo da Literatura, das Ciências, do Latim, do Grego, da História, das Artes ou da Música pode ser o seu mundo."
Este brilhante matemático francês, não conseguiu fazer valer a sua ideia tão simples e, julgo, tão consensual.

3 comentários:

Jorge Teixeira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Helena Damião disse...

Peço imensa desculpa ao leitor Jorge Teixeira, mas, por engano, eliminei o comentário que aqui deixou. Poderia, por favor voltar a escrevê-lo?
Muito obrigada.
Maria Helena Damião

Anónimo disse...

Todos somos poucos nesta luta pela defesa das Humanidades e das línguas clássicas, neste mundo onde domina a tecnocracia e a economia ( e não querem sequer saber onde todos esses vocábulos têm a sua origem...). Quando os poderes instituídos se aperceberem dos erros cometidos já não haverá quem saiba explicar-lhes a palavra dos grandes filósofos e escritores da antiguidade. Talvez, então, recorram à importação de estrangeiros... Isaltina Martins

NO AUGE DA CRISE

Por A. Galopim de Carvalho Julgo ser evidente que Portugal atravessa uma deplorável crise, não do foro económico, financeiro ou social, mas...