quinta-feira, 23 de julho de 2009
FESTIVAL DAS ARTES COM VISTA PARA AS ESTRELAS
Informação recebida do Festival das Artes na Quinta das Lágrimas em Coimbra:
Foi uma noite de estrelas. No palco e fora dele. Músicos magníficos, servidos por uma excelente acústica, abrigados por uma leve e discreta concha. A descoberta de um espaço verde majestoso e envolvente, a provar que o lugar que pior conhecemos pode ser justamente aquele onde vivemos. No final, os telescópios, espalhados pelo jardim, aguardavam o olhar curioso dos espectadores. O céu é mesmo o limite?
A foto de cima recorda a noite de 18 de Julho, com o "Sonho de Uma Noite de Verão" de J. Felix Mendelssohn (com narração por Beatriz Batarda). Contamos com a vossa próxima visita!
1º FESTIVAL DAS ARTES - 2 ª SEMANA, DIAS 25 E 26 DE JULHO
No segundo fim-de-semana do Festival das Artes, é dado particular destaque ao cinema, com a exibição, em 3 dias seguidos, de três filmes raros que nos falam da noite: a volúpia carnal da noite em La Ronde de Max Ophuls (dia 24, às 22h15), os mistérios e medos da noite em The night of the hunter de Charles Laughton (dia 25, às 14h30) e os encontros e desencontros de corpos e espíritos na noite em Toute une nuit de Chantal Ackermann (dia 26, às 14h15). Como preâmbulo (dia 24, às 20h30), Augusto M. Seabra, que comissariou o ciclo cinéfilo de Festival, falará da noite no cinema e das suas opções para este ciclo. As sessões terão lugar no Teatro Académico Gil Vicente, com entradas ao preço de 5 € (assinatura para as 3 sessões a 12 €).
A música voltará a estar em evidência no dia 25. Rui Vieira Nery e Vanda de Sá (às 17h00, na sala Aqua do Hotel da Quinta das Lágrimas) falarão da noite na música, antecedendo um percurso musical (às 21h15) que se inicia na transição entre os séculos XVII e XVIII e se conclui a transição entre os séculos XIX e XX. Obras de Louis Couperin, Sainte Colombe, François Couperin, Michel Lambert e Guillaume-Gabriel Niviers serão interpretadas pelo grupo Bella Maniera, com a voz de Monique Zanetti. Será o Remix Ensemble a restituir-nos partituras dos compositores da Segunda Escola de Viena (Arnold Schönberg e Anton Webern). Concerto que irão ecoar no espaço do anfiteatro ao ar livre da Quinta das Lágrimas.
Luís Miguel Cintra evocará Galileu (a astronomia de regresso ao Festival depois da observação dos astros na semana anterior) através de um monólogo de Bertolt Brecht e lerá o poema A Noite Transfigurada de Richard Dehmel que inspirou a obra homónima de Schönberg, durante a actuação do Remix Ensemble.
A segunda etapa do ciclo gastronómico (19h30, na Sala Aqua da Quinta das Lágrimas) assinalará a estreia de Miguel Castro Silva em Coimbra.
O património artístico e ambiental será objecto de particular atenção. As manhãs serão preenchidas com visitas guiadas ao Jardim Botânico (sábado) e pelo percurso turístico “Igreja de Sta. Cruz – Centro de Música” (domingo), o qual culminará com um concerto de órgão na Capela da Universidade de Coimbra. Partidas às 11h00 da Quinta das Lágrimas (limite de inscrições – Contacto: 239 802 380).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
Sem comentários:
Enviar um comentário