tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post6317192702266579849..comments2024-03-28T14:45:05.818+00:00Comments on De Rerum Natura: Moralidade e relativismo Unknownnoreply@blogger.comBlogger44125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-69052785387847516042012-12-02T21:16:21.331+00:002012-12-02T21:16:21.331+00:00Sim, a questão do desmembrador era uma bizarria e ...Sim, a questão do desmembrador era uma bizarria e a medida totalmente paternalista. Eu só quis arranjar um exemplo que desse mais que pensar do que o do astrólogo ou do criacionista (sobre os quais concordo consigo). O seu exemplo do cinto de segurança é melhor; eis um exemplo em que concordo com a imposição. Também concordo com a sua observação sobre a parvoíce das pessoas. <br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-62011425513016838692012-12-02T19:20:05.424+00:002012-12-02T19:20:05.424+00:00Concordo com o argumento empírico. Na verdade, par...Concordo com o argumento empírico. Na verdade, parece-me a única maneira de argumentar a favor de medidas paternalistas. É o caso do cinto de segurança: é uma lei parva, mas empiricamente parece funcionar. As pessoas são tão parvas que a ameaça de uma multa tem mais efeitos para o bem de si mesmas do que a ameaça da morte. <br /><br />Quanto ao ensino, sempre que temos centralismo temos uma luta Desidério Murchohttps://www.blogger.com/profile/00564828402892604870noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-66495642966744164062012-12-02T11:21:27.477+00:002012-12-02T11:21:27.477+00:00O que me parece é que a questão resvala para o mod...O que me parece é que a questão resvala para o modelo de escola que queremos. Estando de acordo com a defesa da liberdade, depois temos de ver como se insere no modelo educacional que temos. O nosso sistema pré-universitário não tem autonomia curricular. Não sendo esse o nosso sistema, parece-me que os currículos devem ser elaborados por especialistas (como são) e, fatalmente, serão Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-10100014829293139882012-12-02T11:14:32.943+00:002012-12-02T11:14:32.943+00:00Ola,
A falacia do Desidério continua a ser a mesm...Ola,<br /><br />A falacia do Desidério continua a ser a mesma.<br /><br />A educação é livre. A iniciativa privada também. Em Portugal, no Brasil, e em todos os paises democraticos. Se eu quiser educar as minhas filhas ensinando-lhes as bases do criacionismo, posso fazê-lo e posso também inscrevê-las à vontada num estabelecimento que ensine esta matéria (como posso inscrevê-las numa associação dejoão viegashttps://www.blogger.com/profile/09562212654138060079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-30466593130080227412012-12-01T21:16:59.603+00:002012-12-01T21:16:59.603+00:00«Contudo, findo este processo que visa proteger-me...«Contudo, findo este processo que visa proteger-me da minha própria leviandade, se eu insistir em tal coisa, uma sociedade que não mo permita é opressora e não livre.»<br /><br />Percebo o ponto e também o que disse agora e anteriormente. Vou agora eu tentar passar a minha preocupação e o facto de, embora concordar com o pano de fundo da sua argumentação, este caso me parecer cinzento de mais. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-69456601570807809092012-12-01T20:34:56.683+00:002012-12-01T20:34:56.683+00:00Quanto ao direito de alguém ensinar a outra pessoa...Quanto ao direito de alguém ensinar a outra pessoa o criacionismo, ou que a Terra é plana, tudo depende inteiramente de duas coisas: alguém que o quer ensinar e alguém que o quer aprender. Nada mais. Reunidas estas duas condições, impedi-lo é oprimir essas mesmas pessoas. Se pensarmos primeiro em adultos, isto é óbvio.<br /><br />Se pensarmos depois em crianças, é agora mais fácil de ver o que é Desidério Murchohttps://www.blogger.com/profile/00564828402892604870noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-58197343784955011982012-12-01T20:27:12.956+00:002012-12-01T20:27:12.956+00:00Eu já expliquei como raciocinar correctamente nos ...Eu já expliquei como raciocinar correctamente nos casos do desmembramento ou da morte. Se eu quiser que me cortem um membro, ninguém tem nada a ver com isso. É a minha liberdade, e não prejudico ninguém. <br /><br />Contudo, é razoável que se introduzam procedimentos que visem garantir que a minha decisão, por ser evidentemente irreversível, não é tomada de ânimo leve. Para me proteger da minha Desidério Murchohttps://www.blogger.com/profile/00564828402892604870noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-78121041997643919382012-12-01T00:29:03.184+00:002012-12-01T00:29:03.184+00:00 a questão marijuana era um bom exemplo para moral... a questão marijuana era um bom exemplo para moral políticas relativismo e economicismo . e tb para hipocrisia da ciência que produz valiuns e demais venenos.marianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-34357750304685065852012-11-30T16:30:29.919+00:002012-11-30T16:30:29.919+00:00João,
Gostava que um dia me explicasse porque raz...João,<br /><br />Gostava que um dia me explicasse porque razão se diz que o aquecimento global é antropogénico. Se não for uma questão de fé(claro). Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05113406033301115509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-65054234417103951212012-11-30T12:11:34.371+00:002012-11-30T12:11:34.371+00:00Outras coisa interessante é o facto de muitas das ...Outras coisa interessante é o facto de muitas das pessoas para as quais essas coisas (o teleporte de pessoas, as viagens no tempo, o óbvio encontro fraterno do homem com extraterrestes inteligentes, entre outras) estão já ali, são na maior parte ateias e têm como base a sua própria fé na ciência para justificarem a sua fé na inexistência de Deus.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05113406033301115509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-25556986846865354332012-11-30T11:59:41.778+00:002012-11-30T11:59:41.778+00:00Para além deste pequeno exemplo há um grande númer...Para além deste pequeno exemplo há um grande número de coisas engraçadas que a pessoa comum (aqui pode incluir-se muito cientista ta também),afogeada pelo visionamento de centenas de filmes de ficção, tem como triviais, ou seja coisas que estão já ali,como que quase ao alcance da nossa mão, tais como o teleporte de pessoas, as viagens no tempo, o encontro (mais ou menos) fraterno do homem com Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05113406033301115509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-20900596402462600042012-11-30T10:50:28.298+00:002012-11-30T10:50:28.298+00:00UM EXEMPLO DO QUE A CIÊNCIA PODE DIZER (o caso cur...UM EXEMPLO DO QUE A CIÊNCIA PODE DIZER (o caso curioso dos T-Rex)<br /><br />Há dias estava a ver um documentário sobre dinossauros. Gosto muito dos documentários de divulgação científica, ainda que procure ser crítico sobre o que dizem e às vezes dizem coisa muito disparatadas e este é um destes casos. Neste documentário apresentava-se um cientista que defendia uma teoria curiosa sobre os Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05113406033301115509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-59374949099645199302012-11-30T08:39:22.057+00:002012-11-30T08:39:22.057+00:00http://cronicadaciencia.blogspot.pt/2012/11/nao-e-...http://cronicadaciencia.blogspot.pt/2012/11/nao-e-cientificismo-precisamos-mesmo-da.htmlJoãohttps://www.blogger.com/profile/03630759354697001690noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-30945377282123046192012-11-30T00:23:07.678+00:002012-11-30T00:23:07.678+00:00Mais uma cruzada do Desidério contra a razão. Não ...Mais uma cruzada do Desidério contra a razão. Não admira. Desde que a Filosofia se tornou um diálogo de surdos que esta gente quer cada vez mais intrometer-se naquilo que não domina, naquilo de que nada sabe.<br /><br />A cruzada dos tempos de hoje contra o pensamento racional e científico não vai ter fim e os Filósofos estão na linha da frente na reconquista de uma relevância perdida. Não é Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-52981336039443646442012-11-29T21:37:45.117+00:002012-11-29T21:37:45.117+00:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05113406033301115509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-6748626239572474862012-11-29T21:27:02.273+00:002012-11-29T21:27:02.273+00:00Os cientistas são pessoas como as outras (imagino ...Os cientistas são pessoas como as outras (imagino eu) e nessa ou noutra actividade haverá pessoas de todos os tipos, como noutras actividades profissionais (o acesso a essa actividade não é regida por condicionalismos morais ou de carácter ou ...). Embora de facto exista alguma especificidade porque em regra o trabalho é tornado público e, normalmente, é avaliado por outros colegas (e pelos Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05113406033301115509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-8974940424599966282012-11-29T19:48:15.579+00:002012-11-29T19:48:15.579+00:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05113406033301115509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-74219310860006957472012-11-29T19:44:08.783+00:002012-11-29T19:44:08.783+00:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05113406033301115509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-51305132991953217232012-11-29T18:03:39.911+00:002012-11-29T18:03:39.911+00:00A versão 2 parece-me mais uma espécie de dialética...A versão 2 parece-me mais uma espécie de dialética aspectual wittgensteiniana ou uma heteronomia pessoana, em contraponto à versão 1. Dá muito jeito, para contrabalançar em relação à versão 1,relativamente heterodoxa.Tudo visto, parece, no entanto, que, quer na versão Vasco Gama 1, quer na Vasco Gama 2, há cientistas tolos.Depois, provavelmente haverá também os bons, no pressuposto de que não Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-11024710479302985722012-11-29T17:27:26.513+00:002012-11-29T17:27:26.513+00:00Só mais uma coisa.
Noutras opiniões referi o cará...Só mais uma coisa. <br />Noutras opiniões referi o carácter individual de cada caso. Imagine-se que se troca Criacionista por Assassino e Desmembrador (essa figura que se oferece sem impor para desmembrar e matar os seus clientes). Neste tipo de caso, confesso que tenho as maiores dúvidas quanto à regulamentação. As dúvidas aparecem com o carácter irreversível do acto. Se eu, num momento mau da Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-18324073934372342322012-11-29T17:05:23.987+00:002012-11-29T17:05:23.987+00:00Vou fazer eu uma interpretação do que DMurcho diz ...Vou fazer eu uma interpretação do que DMurcho diz (ele saberá dizer exactamente o que pensa).<br /><br />Havendo alguém que argumenta a favor do Criacionismo, pese os milhões de provas a favor do Evolucionismo (e resultados obtidos), que pretenda fazer disso profissão e, havendo alunos, que tendo acesso à informação, não sendo alvo de publicidade enganosa, estando cientes de tudo, mesmo assim Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-55880821024560809612012-11-29T16:54:37.767+00:002012-11-29T16:54:37.767+00:00Caro Nuno Maria,
Não, não acharia bem que, na esc...Caro Nuno Maria,<br /><br />Não, não acharia bem que, na escola, se ensinassem as teses criacionistas como se se tratasse de conhecimentos cientificamente reconhecidos, pois penso que isso esta muito longe de corresponder à realidade.<br /><br />Não tenho a certeza (absoluta ou relativa) que tal decisão decorra logicamente do texto do Desidério e não me pronuncio sobre o qualificativo de "joão viegashttps://www.blogger.com/profile/09562212654138060079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-18935554960044112262012-11-29T16:36:09.139+00:002012-11-29T16:36:09.139+00:00Caro anonimo,
Concordo, e tenho prazer em concord...Caro anonimo,<br /><br />Concordo, e tenho prazer em concordar, com o que v. diz.<br /><br />Concordo também com este texto do D., como disse logo no meu primeiro comentario. Julgo apenas que, se é completameente legitimo temer decisões politicas baseadas numa visão errada dos conhecimentos cientificos (logo, baseadas em falsa ciência, ou numa ciência desvirtuada), não devemos levar esse receio joão viegashttps://www.blogger.com/profile/09562212654138060079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-61482042077344265712012-11-29T16:29:13.949+00:002012-11-29T16:29:13.949+00:00a versão 2 trata-se apenas de uma triste constataç...a versão 2 trata-se apenas de uma triste constatação (não há nenhum absolutismo nem ortodoxia) é apenas um vício informal (e algo descuidado) da divulgação científica que resulta num optimismo disparatado (que é passada para a opinião pública), onde se faz parecer que a dúvida e o desconhecimento não existe e o caso não é só que exista, mas que possa ser tão grande.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05113406033301115509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-52047912558453110882012-11-29T16:23:12.648+00:002012-11-29T16:23:12.648+00:00Caro João Viegas,
Você acharia bem que, nas nossa...Caro João Viegas,<br /><br />Você acharia bem que, nas nossas escolas,se ensinasse o Criacionismo como tese cientifica,na sequência do arrazoado defendido por Desidério Murcho ? Esta é uma questão muito terra a terra. Sim ou não ?Nuno Marianoreply@blogger.com