tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post5566540530937974254..comments2024-03-26T16:35:03.940+00:00Comments on De Rerum Natura: IDEIAS E TEORIAS EM EDUCAÇÃOUnknownnoreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-53430211268896257392022-12-23T13:01:36.989+00:002022-12-23T13:01:36.989+00:00Hilário: alguma vez sentiste necessidade de saber,...Hilário: alguma vez sentiste necessidade de saber, por exemplo, porque é que o vinho tem um efeito embriagante?<br />Sabino: sei que tem esse efeito, mas confesso que ainda não sei porquê.<br />Hilário: não é por causa do álcool?<br />Sabino: e sabes o que é o álcool?<br />Hilário: então nunca usaste para desinfetar feridas?<br />Sabino: e qual é a relação entre o álcool e o efeito de embriaguez?Carlos Ricardo Soareshttps://www.blogger.com/profile/03079231328814280040noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-48229792380685509582022-12-23T10:35:21.566+00:002022-12-23T10:35:21.566+00:00Peço desculpa pelo acidente. Dizia eu que alguns d...Peço desculpa pelo acidente. Dizia eu que alguns dos cientistas da educação produzem um tão ofuscante fluxo de "ideias", a cada semana que passa, ideias "vistosas" mas que não constituem teoria seriamente verificável, que se torna estranho vê-las gulosamente aceites por quem governa, propondo-as como dogma que não necessita de prova.<br />Assino por baixo o texto da Prof. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-44795568632744329102022-12-23T10:18:20.032+00:002022-12-23T10:18:20.032+00:00O delírio persistente de confundir "ideias&qu...O delírio persistente de confundir "ideias" com teorias humilde e cautelosamente sujeitas a "verificação" tem produxido, como resultado assustador, a mentira mais propagada pelos poderes que podem:: a mentira da "geração mais qualificada de sempre". "Ideias" há-as por aí abundantes, umas mais coloridas ou folclóricas do que outras. Como dizia um conhecido Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-54797666040912864352022-12-22T15:43:24.216+00:002022-12-22T15:43:24.216+00:00A parte mais complicada para os professores, que, ...A parte mais complicada para os professores, que, afinal, são a charneira dos problemas da educação, é que eles próprios continuam a ser tratados como alunos, não obstante terem um estatuto de professor, o que quer que isso signifique, mas muito abaixo de muitos dos alunos, mesmo em termos remuneratórios e de estatuto. <br />A sociedade em que vivemos é altamente perversa e quem conseguir Carlos Ricardo Soareshttps://www.blogger.com/profile/03079231328814280040noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-41599872520347056892022-12-22T15:04:11.148+00:002022-12-22T15:04:11.148+00:00Quando pairava no ar, nos idos anos oitenta do séc...Quando pairava no ar, nos idos anos oitenta do século XX, a esperança de que a Educação para todos funcionaria como uma fantástica alavanca que elevaria cultural, social e economicamente o povo português, para os patamares de desenvolvimento dos países com melhores índices de qualidade de vida, inscrevi-me, cheio de garbo, numa Faculdade de Ciências com o objetivo mínimo de contribuir, na linha Albertonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-84010079372861668252022-12-22T11:47:46.261+00:002022-12-22T11:47:46.261+00:00Ah!... Isto já pega em vários pontos interessantes...Ah!... Isto já pega em vários pontos interessantes que mexem nas ditas "Ciências da Educação"... são mesmo "ciências"? Ou o que raio afinal se anda a ensinar nos ditos "mestrados em ensino"? E sobretudo nos "mestrados do e para o ensino artístico"? Mas alguém anda a utilizar verdadeira ciência, no sentido de empiricamente testada e validada? Voltamos à Miguelnoreply@blogger.com