tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post9217503984645378354..comments2024-03-28T14:45:05.818+00:00Comments on De Rerum Natura: Por um pacto de estabilidade no EnsinoUnknownnoreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-74611291615197507342016-01-29T15:57:04.355+00:002016-01-29T15:57:04.355+00:00Fui professor durante 40 anos e, mesmo leccionando...Fui professor durante 40 anos e, mesmo leccionando, sempre tive em conta as virtualidades do sistema de ensino, quando estudei, nos anos 50/60, com exames da quarta classe, no 2º ano do ciclo, no 5º ano, no 7º ano. Eram momentos que nos obrigavam a estudar mais, a rever matérias anuais ou de ciclo, a fazer resumos, aprendendo a distinguir o essencial do acessório. Sempre me bati por que, em Francisco Domingueshttps://www.blogger.com/profile/08764302679154311218noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-49761089756464823622016-01-29T11:56:30.473+00:002016-01-29T11:56:30.473+00:00Adivinha-se que irão começar por alterar profundam...Adivinha-se que irão começar por alterar profundamente os programas de Português, Matemática e Física. No Português, satisfazendo a vontade da APP, reduzir a importância dos clássicos e, possivelmente, voltar ao estudo de regulamentos de concursos televisivos; na Matemática, acabar com a influência da SPM, nada de muitos cálculos, nada de “complicações”; e a Física terá de acompanhar estas Fernando Caldeirahttps://www.blogger.com/profile/01956281221080384356noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-23934204678198634582016-01-29T09:06:08.220+00:002016-01-29T09:06:08.220+00:00Resolução da Assembleia da República n.º 17/2016
A...Resolução da Assembleia da República n.º 17/2016<br />Abertura de um processo de debate com vista à definição <br />de objectivos para uma real e profunda reforma curricular<br />https://dre.pt/application/conteudo/73357879Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-28278820856654838432016-01-29T00:10:31.060+00:002016-01-29T00:10:31.060+00:00“Não é deixando passar um aluno que não sabe minim...“Não é deixando passar um aluno que não sabe minimamente ler, por exemplo, que um professor o ajuda, antes o trai […]”<br /><br />Só para dar um exemplo. Quem, como eu, foi confrontado com o facto de ter alunos com 16 anos, a quem foi reconhecido poderem frequentar o 8º ano, mas que não sabiam ler (em sentido literal: eram capazes de ler palavras com duas ou três sílabas, como “para”, “batata”, Fernando Caldeirahttps://www.blogger.com/profile/01956281221080384356noreply@blogger.com