tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post8881691539403894024..comments2024-03-28T14:45:05.818+00:00Comments on De Rerum Natura: O quotidiano e a vivência dos alunosUnknownnoreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-31583025261924377032009-01-07T22:06:00.000+00:002009-01-07T22:06:00.000+00:00Formação Cívica, Estudo Acompanhado, Área de Proje...Formação Cívica, Estudo Acompanhado, Área de Projecto... não está a resultar. O critério da "boa vontade" não é um critério mas uma emoção. Não é válido. A tutela continua a resolver a sua ineficácia remetendo para a escola aquilo que devia ser remetido para a Segurança Social (como referiu o Albert) e para os Centros de Saúde - também e muito. <BR/><BR/>E aquilo que não está a resultar (as tais Helena Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/16201170676466964214noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-73430835125405266002007-10-28T23:01:00.000+00:002007-10-28T23:01:00.000+00:00Ó João Boaventura, mas foi hoje mesmo que o padre ...Ó João Boaventura, mas foi hoje mesmo que o padre António Vieira disse isto: "E este é o defeito por que os nomes que hoje põem os homens, ou são contrários ou impróprios e muito alheios do que querem significar."<BR/>Ontem, um tal José Maria acabou de escrever "O Conde d'Abranhos", livro que parece que não chegará a ver publicado.<BR/>E, enquanto um dia destes Ramalho Ortigão dizia "a antiga Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-33883289316244148082007-10-28T22:28:00.000+00:002007-10-28T22:28:00.000+00:00Tudo depende da interpretação que se queira atribu...Tudo depende da interpretação que se queira atribuir ao "cívico". <BR/>Na transição do séc. XIX para o séc. XX foram implantados os batalhões escolares nas escolas do ensino primário para dar aos meninos "educação cívica", ou seja educação pré-militar, amor à pátria e mentalizar os meninos para a defenderem.<BR/><BR/>Durante a I República todos os cidadãos falavam e soletravam o "cívico", e Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-42456934845069485102007-10-28T16:05:00.000+00:002007-10-28T16:05:00.000+00:00Mas a educação cívica não se destina essencialment...Mas a educação cívica não se destina essencialmente a analisar o comportamento social (cívico), e as nossas relações individuais dentro do mesmo? E a vida em família não depende sobretudo dos valores familiares, sobre os quais não compete à escola fazer juízos de valor sem ferir a sensibilidade dos alunos e seus parentes mais próximos?<BR/>Talvez por isso é que, numa sociedade cada vez mais sem Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-91344777771415162112007-10-28T14:56:00.000+00:002007-10-28T14:56:00.000+00:00A «área disciplinar de educação cívica» invadiu ho...A «área disciplinar de educação cívica» invadiu hoje os programas de quase todas as disciplinas, das línguas vivas à geografia e à história, deixando um espaço muito reduzido aos conteúdos específicos que os alunos deviam aprender. <BR/>Esta infestação verifica-se também, embora em menor grau, nas disciplinas correspondentes às ciências exactas.<BR/>Esta é uma das razões por que me farto de Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-78603978780829786992007-10-28T01:27:00.000+01:002007-10-28T01:27:00.000+01:00Há alguns anos atrás deparei-me com uma citação qu...Há alguns anos atrás deparei-me com uma citação que me parece apropriada para o momento, e para quase todos os momentos da vida. Diz o seguinte:<BR/><BR/>"Great minds discuss ideas; average minds discuss events; small minds discuss people." <BR/>Eleanor Roosevelt<BR/><BR/>Parece que pelas bandas do Ministério se desconhece semelhante pensamento. A ideia peregrina de se imiscuir no foro privado Robertohttps://www.blogger.com/profile/15341029262018368522noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-11818659518002946702007-10-28T01:23:00.000+01:002007-10-28T01:23:00.000+01:00Pois é, a Rosa levanta um outro problema pertinent...Pois é, a Rosa levanta um outro problema pertinente, como avaliar atitudes?<BR/>É difícil, muito difícil, mas é possível.<BR/>Quanto à questão de serem os DT a orientar essa Área, também discordo que o sejam, e só em casos excepcionais o deveriam ser (se tivessem formação específica para o efeito).<BR/>Mas em abono da verdade, esta área tem melhorado ou piorado os indices de indisciplina e Fátima Andréhttps://www.blogger.com/profile/13200528140692007755noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-53322558361597508282007-10-28T00:49:00.000+01:002007-10-28T00:49:00.000+01:00Excelente comentário!Há alguns anos que venho send...Excelente comentário!<BR/>Há alguns anos que venho sendo directora de turma e, consequentemente, professora de Formação Cívica...<BR/>Há alguns anos também que me esquivo à utilização desses manuais ou materiais,nomeadamente porque insisto sempre no mesmo: "Em casa conta-se tudo o que se passa na escola. Na escola não se fala do que acontece em casa." <BR/>Contudo tenho sentido alguma dificuldadeRosahttps://www.blogger.com/profile/01169689335532174093noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-20291377453053073512007-10-28T00:33:00.001+01:002007-10-28T00:33:00.001+01:00Pois isto das vivências dos alunos e esta coisa do...Pois isto das vivências dos alunos e esta coisa do desenvolvimento da consciência cívica dos alunos como elemento fundamental no processo de cidadãos responsáveis, críticos, activos e intervenientes, tem muito que se lhe diga... e não pode ser tratada com a ligeireza com que habitualmente acontece.<BR/><BR/>Se na criação destas novas áreas curriculares não disciplinares (entre elas a Formação Fátima Andréhttps://www.blogger.com/profile/13200528140692007755noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-51369473079667946092007-10-28T00:33:00.000+01:002007-10-28T00:33:00.000+01:00“que tipo de aprendizagem é a mais eficaz, se a p...“que tipo de aprendizagem é a mais eficaz, se a proveniente de modo directo, de processos experimentais e experienciais, se a de processos vicários.”<BR/><BR/>Se quisermos aprofundar o mundo da vida, não nos podemos refugiar apenas em modelos conceptuais puramente abstractos. O ideal seria fazer a articulação entre o mundo vivido “na primeira-pessoa” e a elucidação científica ou explanação “na Fernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-5350140812427076772007-10-28T00:05:00.000+01:002007-10-28T00:05:00.000+01:00Eu que desconheço os objectivos da "área disciplin...Eu que desconheço os objectivos da "área disciplinar de educação cívica" gostaria de elucidação se puder ser possível sobre os mesmos - a existirem como é indispensável. E se são medidos os resultados e avaliados os "conteúdos" (que pela descrição do post me parecem completamente ao sabor do "experimentalismo")? E foram já realizados estudos validados para medir o "grau de implicância" dos tais Anonymousnoreply@blogger.com