tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post6991251168142160841..comments2024-03-28T14:45:05.818+00:00Comments on De Rerum Natura: O MONSTRO DA 5 DE OUTUBROUnknownnoreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-86962213680378418832008-11-22T14:18:00.000+00:002008-11-22T14:18:00.000+00:00Excelente texto o Blog Em Defesa da Escola Pública...Excelente texto o Blog Em Defesa da Escola Pública republicou-o...Em defesa da Escola Publicahttps://www.blogger.com/profile/02813673550256690260noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-7520337933601278982008-11-22T11:39:00.000+00:002008-11-22T11:39:00.000+00:00Acho que Nuvens de fumo aponta na direcção certa,...Acho que Nuvens de fumo aponta na direcção certa, uma avaliação relacionada com o fim último do professor, ensinar. Só peca, acho, porque vai usar uma medida absoluta final, o exame nacional. Penso preferível pensar num diferencial, um exame no principio do ano para ver onde os alunos estão e um exame no final, para ver onde chegaram. No entanto, observe-se, que esta ideia é "facilmente" Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-5238103684261482262008-11-21T22:24:00.000+00:002008-11-21T22:24:00.000+00:00Os professores deveriam ser avaliados pelas notas ...Os professores deveriam ser avaliados pelas notas dos alunos em exames nacionais. Poder-se-ia passar um tempo interessante a tentar arranjar um modelo estatístico que ajustasse as realidades diferentes.<BR/>Fora disto não faz sentido. Ainda não tive tempo de ver a grelha de avaliação que foi proposta, mas estou curioso, o que distinguirá um bom professor ? assiduidade ? trabalhos ? as opiniões nuvens de fumohttps://www.blogger.com/profile/09998512886438705410noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-32757357722872528442008-11-21T21:22:00.000+00:002008-11-21T21:22:00.000+00:00De todas as incongruências deste modelo de avaliaç...De todas as incongruências deste modelo de avaliação, faço as seuintes questõies, que me parecem pertinentes:<BR/><BR/>Como posso ser avaliado por um Professor Titular, distinguido como tal pelo seu tempo de serviço e não pelo seu mérito? (Quem está na escola percebe bem esta situação)<BR/><BR/>Como podem o Avaliador e o Avaliado concorrer para uma mesma classificação?<BR/><BR/>É IMPOSSÍVEL Rui M. Marqueshttps://www.blogger.com/profile/02492566953895448921noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-14088798903039737162008-11-21T18:27:00.000+00:002008-11-21T18:27:00.000+00:00Não se pense que o problema se resume à questão da...Não se pense que o problema se resume à questão da avaliação. É muito mais que isso. Olhar para a cárie sem querer saber do abcesso que está formado, é um erro.<BR/><BR/>Este abcesso tem muitas ramificações, cada uma delas associada a uma diferente causa. A que mais está em cima da mesa de discussão é o Estatuto da Carreira Docente. Mas, por favor, não se deixem iludir: as razões são várias e de Luís Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/04703702507171107901noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-55359846670273817362008-11-21T18:10:00.000+00:002008-11-21T18:10:00.000+00:00O que acontece é que a Fenprof é um sindicato que ...O que acontece é que a Fenprof é um sindicato que trabalha como se os professores configurassem os proletários do séc. XXI, apesar da figura do proletário ter morrido no séc passado.<BR/><BR/>Posto isto, assistimos à proletarização dos professores, e, por extensão e contágio, também à proletarização dos alunos. É nesse âmbito e nessas águas que a Fenprof se movimenta. Vislumbra a escola como uma joão boaventurahttps://www.blogger.com/profile/14393287890567323695noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-81970177325193420472008-11-21T15:34:00.000+00:002008-11-21T15:34:00.000+00:00Sem dúvida um texto digno de ser lido. Mas pelas...Sem dúvida um texto digno de ser lido. Mas pelas incongruências que revela.<BR/><BR/>Afirma CF: <BR/><BR/>“Os professores, que, na sua esmagadora maioria, marcharam em protesto… pelas ruas de Lisboa…”<BR/>“A maioria dos docentes aceita um método de avaliação sério e competente…”<BR/>“Certo é que muitos dos nossos melhores professores… estão a abandonar a profissão…”<BR/>“ Os pais confiam nos Manuel Rochahttps://www.blogger.com/profile/06353136825479182750noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-69140969467409900862008-11-21T13:44:00.000+00:002008-11-21T13:44:00.000+00:00Seria bom para variar. Já não consigo ver os debat...Seria bom para variar. Já não consigo ver os debates televisivos. Alguém viu ontem o "corredor do poder"? Aquele imbecil a falar nos "detalhes que geram entropias"? Já não bastava usarem "mais-valia" em lugar de "vantagem", agora a ministra também adaptou o "valor acrescentado". Parece um idioma autista. Eu sinceramente não retiro pívia do que aquela gente diz da boca para fora.<BR/><BR/>Era bom,Vitor Guerreirohttps://www.blogger.com/profile/05384789224942321439noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-39644089265047052072008-11-21T11:35:00.000+00:002008-11-21T11:35:00.000+00:00Ferreira-Pinto (Quintino),Recomendaram-me a leitur...Ferreira-Pinto (Quintino),<BR/><BR/>Recomendaram-me a leitura deste artigo.<BR/>Devo dizer que gostei do que li, embora pudesse pontualmente aduzir um ou outro argumento a favor ou contra alguns aspectos focados.<BR/>MAs, na sua essência, é digno de ser lido.Anonymousnoreply@blogger.com