tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post538304000295522691..comments2024-03-28T14:45:05.818+00:00Comments on De Rerum Natura: CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADEUnknownnoreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-82163801280957460162011-11-08T17:56:43.542+00:002011-11-08T17:56:43.542+00:00Muito boa abordagem. Tomei iniciativa de citá-los....Muito boa abordagem. Tomei iniciativa de citá-los. Votos de crescente sucesso.ALLmirantehttps://www.blogger.com/profile/05602163963217351743noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-14722044794907127202007-08-12T22:01:00.000+01:002007-08-12T22:01:00.000+01:00Subjectivamente, é real tudo aquilo que eu percebo...Subjectivamente, é real tudo aquilo que eu percebo, mesmo que tal não exista para mais ninguém senão para mim!<BR/><BR/>É certo que há um mundo objectivo, como o do autocarro... que é obviamente real para (quase) todos nós! E esse é o universo do estudo científico, mas que não esgota de modo algum a realidade que o transcende enormemente!!!<BR/><BR/>Logo, não há problema algum com a ciência, Rui leprechaunhttps://www.blogger.com/profile/09656865034470286491noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-9577856390766719592007-08-12T03:21:00.000+01:002007-08-12T03:21:00.000+01:00Olá,Os intelectuais fazem parte de uma elite que ,...Olá,<BR/>Os intelectuais fazem parte de uma elite que , na minha modesta opinião, está aí para analisar a história da sociedade, rever posições e compreender que a humanidade sente fome e está doente. A prática é essencial. O presente tem pressa.Futuramente supriremos outras necessidades como a do saber e da arte.<BR/>Trabalho em escolas municipais e nunca considerei construção do conhecimento Fátima Campilhohttps://www.blogger.com/profile/04805635316590114978noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-17129167243523575222007-08-09T00:03:00.000+01:002007-08-09T00:03:00.000+01:00leprechaun:O autocarro que vem ali sem travões pel...leprechaun:<BR/><BR/>O autocarro que vem ali sem travões pela ladeira abaixo tanto pode ser real como não ser. Portanto, tanto faz que você saia da frente dele, como que não saia.<BR/><BR/>Eu pela minha parte aposto que o autocarro é real e corro a sete pés para lhe fugir. É com base na mesma aposta que matriculo os meus filhos em escolas em que o conhecimento lhes é transmitido <B>como se fosse Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-70864712155047206002007-08-08T19:57:00.000+01:002007-08-08T19:57:00.000+01:00Não vejo por que terão de persistir preconceitos c...Não vejo por que terão de persistir preconceitos com a ordem emocional e vivencial só para não perder a preciosa razão e manter bem longe os fantasmas “pós-modernistas”. Então que é feito dos trabalhos científicos que mostram a importância das emoções na inteligência e na aprendizagem? Só é real o que é racional? E o sensorial?<BR/><BR/>Afirma-se neste post “o valor do conhecimento não se afere Fernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-48870117058301895082007-08-08T18:48:00.000+01:002007-08-08T18:48:00.000+01:00Terá Searle lido Schopenhauer e, particularmente,...Terá Searle lido Schopenhauer e, particularmente, a sua obra " O mundo como vontade e representação?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-18363886172485933362007-08-08T02:30:00.000+01:002007-08-08T02:30:00.000+01:00Objectivamente, Searle está um pouco despistado......Objectivamente, Searle está um pouco despistado... patinou e a realidade não representou! ;)<BR/><BR/>A relação da ciência com a realidade - que simplesmente NUNCA pode ser 100% objectiva ou inteiramente independente do observador! - é muito indirecta.<BR/><BR/>A ciência não descreve sequer a realidade, mas apenas o modo como a percebemos e nada mais! Ora essa percepção é obviamente mediada pela Rui leprechaunhttps://www.blogger.com/profile/09656865034470286491noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-22533428633652214672007-08-08T00:15:00.000+01:002007-08-08T00:15:00.000+01:00Caros João Manuel e Helena,Vocês põem a mão na fer...Caros João Manuel e Helena,<BR/><BR/>Vocês põem a mão na ferida. No caso brasileiro, o pensamento hegemônico dos pedagogos é de uma pobreza epistemológica cruel. Continua-se a caminhar na direção de uma escola cada vez mais centrada num problemático saber do aluno. Um saber impreciso, pobre, imediatista, às vezes apenas bobo. No momento,todos esses exageros da Escola Nova ganharam força sob a Jarbashttps://www.blogger.com/profile/04350486341247513452noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-22283405840659400162007-08-07T23:32:00.000+01:002007-08-07T23:32:00.000+01:00Rand, Ayn. The Comprachicos. In: The New Left: T...<B>Rand, Ayn</B>. The Comprachicos. In: <I>The New Left: The Anti-Industrial Revolution</I>. Nova Iorque: The New American Library, 1975.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-1645424931636287582007-08-07T23:24:00.000+01:002007-08-07T23:24:00.000+01:00Não tenho comentado muito neste blogue. Estive ten...Não tenho comentado muito neste blogue. Estive tentado a fazê-lo várias vezes a propósito de um dos temas nele recorrentes: o Pensamento Crítico e a conveniência de os alunos serem treinados nele.<BR/><BR/>Concordando eu no essencial com as teses que lia no blogue, ficava-me uma dúvida sobre a disciplina ou disciplinas a que competiria mais directamente esse ensino. Pensei nas línguas, porque Anonymousnoreply@blogger.com