tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post5215728222804346240..comments2024-03-28T11:44:56.932+00:00Comments on De Rerum Natura: Não há mérito sem quotas?Unknownnoreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-10921701513490487452008-12-02T09:47:00.000+00:002008-12-02T09:47:00.000+00:00Para quê a avaliação?Será esta importante e essenc...Para quê a avaliação?<BR/>Será esta importante e essencial? <BR/><BR/>Todos dizem que sim, com vista à criação de condições para premiar os melhores professores e, assim, motiva-los a eles (os melhores) e aos outros objectivando um melhor trabalho com efeitos no sistema e na sua produtividade (mais e melhor educação).<BR/><BR/>É preciso clarificar que não ser premiado (promovido) não é ser ocontraditohttps://www.blogger.com/profile/16947752168322725379noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-55030703173234317132008-12-01T18:54:00.000+00:002008-12-01T18:54:00.000+00:00«Não há mérito sem quotas»: Uma afirmação rectóric...«Não há mérito sem quotas»: Uma afirmação rectórica com a apare^ncia de "sententia certa" que no contexto do ME implica dois pesos e duas medidas: Uma para os professores e outra para os alunos. Há demasiados professores na porta de entrada. A política de educação momentanea é economicista e fomenta os controladores e aproveitadores do burocratismo.Realmente o que precisamos é de rigorisidade em António da Cunha Duarte Justohttps://www.blogger.com/profile/11561230814882809049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-82525192944689481272008-11-29T23:07:00.000+00:002008-11-29T23:07:00.000+00:00O principal problema das quotas é ser aplicado a ...O principal problema das quotas é ser aplicado a universos demasiado pequenos. Aplicar quotas ao nível de cada escola, e dentro da escola a nível de cada grupo de ptofessores (titulares avaliadores, titulares não avaliadores, professores não titulares, professores contratados) não só é injusto como intelectualmente desonesto.Ana Marhttps://www.blogger.com/profile/09152248082007516544noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-12463774393061123372008-11-28T22:20:00.000+00:002008-11-28T22:20:00.000+00:00Bem visto, Jorge Oliveira!É por termos um ditador ...Bem visto, Jorge Oliveira!<BR/><BR/>É por termos um ditador de pacotilha, com uma licenciatura da treta, que ele quer fazer um sistema de ensino à imagem do seu percurso académico... E ainda por cima também foi buscar o "modelo" de avaliação à terra doutro ditador.homoclinicahttps://www.blogger.com/profile/07783233079270148811noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-9747214901312392962008-11-27T19:50:00.000+00:002008-11-27T19:50:00.000+00:00Caro JDCComo toda agente que andou na escola, tive...Caro JDC<BR/><BR/>Como toda agente que andou na escola, tive professores bons e professores maus. E, a menos que tenha sido distracção minha, não havia métodos de avaliação. Pelo menos como este que o governo dito socialista quer impor.<BR/> <BR/>Mas os tempos eram outros. O Primeiro Ministro de então, designado por Presidente do Conselho, era um ditador do caraças, mas tinha uma licenciatura Jorge Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/14055932372614595405noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-44670729645293750032008-11-27T19:42:00.000+00:002008-11-27T19:42:00.000+00:00da auto-avaliação à avaliação hierárquica... do 8 ...da auto-avaliação à avaliação hierárquica... do 8 ao 80... de um lado a auto-promoção, do outro os caciquismos e amizades.<BR/><BR/>não há saída, não há saída...<BR/><BR/>a única medida tem de ser indirecta: olhar a onde estão os alunos no início do ano, aferir onde chegaram no fim. Ai está uma medida independente (ou estou enganado?)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-36265351093944950042008-11-27T19:28:00.000+00:002008-11-27T19:28:00.000+00:00Os professores podem seguir as orientações de sua ...Os professores podem seguir as orientações de sua Excelentíssima Ministra da "Educação" e atribuir quotas para as classificações a atribuir aos seus alunos.<BR/><BR/>Podem, até, utilizar a mesma cassete populista da Excelentíssima Ministra da "Educação". <BR/><BR/>Se o povo gosta destas medidas populistas, porque não colocar as mesmas a funcionar para os seus filhos? Estou em crer que rapidamenteFartinho da Silvahttps://www.blogger.com/profile/12512817912421700759noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-46828761069571656252008-11-27T19:25:00.000+00:002008-11-27T19:25:00.000+00:00As quotas não têm nada a ver com o mérito. Estão s...As quotas não têm nada a ver com o mérito. Estão sim relacionadas com a estatística. Qualquer processo deste teor obedece a uma distribuição normal e daí resulta naturalmente uma seriação, que está na base das quotas. É possível que a mediana não esteja centrada no meio da escala e é isso que define a excelência ou a deficiência da escola, consoante esteja desviada para a direita ou para a Zurkhttps://www.blogger.com/profile/07671729470087786751noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-64279704344296356212008-11-27T15:30:00.000+00:002008-11-27T15:30:00.000+00:00O senhor Jorge Oliveira acha, então, que a progres...O senhor Jorge Oliveira acha, então, que a progressão da carreira de Professor deve ser rectangular ao invés de piramidal?<BR/>O senhor Jorge Oliveira não teve professores bons e professores maus? Não acha que os bons devem ser recompensados (não se é bom sem muito trabalho) e aos maus não se lhes deve travar a progressão da carreira?<BR/>Pela sua lógica, para que serem as avaliações dos alunos? JDChttps://www.blogger.com/profile/00229323175665232824noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-55953430457313884892008-11-27T14:07:00.000+00:002008-11-27T14:07:00.000+00:00Eu receio que a maior parte das pessoas que se pro...Eu receio que a maior parte das pessoas que se pronuncia sobre esta questão nunca tenha estado submetida a um processo de avaliação.<BR/><BR/>Eu estive numa empresa em que existia um processo de avaliação extensivo a muitos milhares de trabalhadores. <BR/><BR/>Não havia avalição pelos pares, mas sim pelas hierarquias. Fui avaliado, mas também fui avaliador. Nestas últimas circunstâncias recebi Jorge Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/14055932372614595405noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-83574251423865120352008-11-27T11:03:00.000+00:002008-11-27T11:03:00.000+00:00De facto existe mérito sem quotas. O problema está...De facto existe mérito sem quotas. O problema está na aferição do mérito. Se não houver imposição de limites a tendência natural será para TODOS receberem Excelentes (porquê dificultar a vida dos colegas?). As quotas são um artificio para promover a competição entre pares, mas um artificio necessário.Luís Nuneshttps://www.blogger.com/profile/02372043494570104426noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-54379349365210083412008-11-27T09:59:00.000+00:002008-11-27T09:59:00.000+00:00Parece que a proposta de avaliação dos sindicatos ...Parece que a proposta de avaliação dos sindicatos é de... auto-avaliação. Estamos conversados.JDChttps://www.blogger.com/profile/00229323175665232824noreply@blogger.com