tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post4740154597367053193..comments2024-03-28T14:45:05.818+00:00Comments on De Rerum Natura: Basta de exames fáceis, dizem eles!Unknownnoreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-70154624716094146442009-06-19T03:14:15.957+01:002009-06-19T03:14:15.957+01:00Olá. O meu nome é Daniela e estou a repetir os exa...Olá. O meu nome é Daniela e estou a repetir os exames pela segunda vez. O ano passado não consegui entrar pois os exames desceram a minha média, que até nem era má de todo. Gostaria de lhe fazer uma pergunta: com o facilitismo dos exames deste ano será que a média subirá ainda mais do que o ano passado?! Economia já está a rondar os 16, 17 valores. Será que este ano a média ficará próxima de Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-78911622602799711362008-06-25T15:30:00.000+01:002008-06-25T15:30:00.000+01:00Cara Helena Damião, poderia desenvolver mais a seg...Cara Helena Damião, <BR/><BR/>poderia desenvolver mais a seguinte passagem:<BR/><BR/>"Devo assinalar que este cenário não é exclusivo do nosso país, está bem identificado e caracterizado na literatura internacional."<BR/><BR/>fiquei curioso. Confesso que estou farto de ler conversa fiada sobre o assunto e se há trabalhos que identificam e caracterizam o problema, o melhor é ler esses trabalhos e Rui Curado Silvahttps://www.blogger.com/profile/06753066181017345712noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-64164992293023698672008-06-25T10:02:00.000+01:002008-06-25T10:02:00.000+01:00concordo com lpf relativamente à finalidade de um ...concordo com lpf relativamente à finalidade de um exame, e aproveito para convidar quem queira a espreitar a interessante discussão que se vai desenrolando <A HREF="http://goodnight-moon.net/educacao/euler-2/" REL="nofollow">aqui</A> (post, linque e comentários) e que foca dois aspectos que já foram abordados no de rerum natura anteriormente: os resultados do pisa e o (ineficaz) sistema de purpurinahttps://www.blogger.com/profile/11015732414318907843noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-21546646765638214042008-06-25T00:43:00.000+01:002008-06-25T00:43:00.000+01:00Cara Helena Damião,As categorias 'fácil' e 'difíci...Cara Helena Damião,<BR/>As categorias 'fácil' e 'difícil', quando aplicadas a exames, são docimológicas? Se sim, funcionam de modo binário, ou como extremos de um contínuo?<BR/>Se forem extremos de um contínuo, como garantimos que identificámos com rigor onde nesse contínuo se encontra a dificuldade do exame? Com que procedimentos sistemáticos e teoricamente fundamentados, para que outros, nas Tiago Caliçohttps://www.blogger.com/profile/07905202633752820605noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-33747309562210814772008-06-24T19:54:00.000+01:002008-06-24T19:54:00.000+01:00Lamentavelmente o ensino em Portugal não é nada (r...Lamentavelmente o ensino em Portugal não é nada (resume-se a uma aglomerado de matéria sem continuidade no tempo, e muitas vezes pouca utilidade). E sim a culpa não é apenas da tutela, mas também dos próprios professores que não sabem transmitir os seus conhecimentos ( que nem sempre parecem ter), os próprios professores nem sabem formar docentes, entramos num ciclo viciado. Como poderemos sair Jorge Cavacohttps://www.blogger.com/profile/04715782989937305625noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-30836397932256779092008-06-24T18:13:00.000+01:002008-06-24T18:13:00.000+01:00Os exames surgiram porque se percebeu que a avalia...Os exames surgiram porque se percebeu que a avaliação internas das escolas fracassa completamente. São provas ad oc de triagem dos alunos, cujo sistema deveria ser interno, dispensando os exames.<BR/>Concordo plenamente com a existencia de exames, permitem distinguir quem sabe e estuda de quem não sabe e não estudo. Mas concordo que devem formular perguntas válidas de serem respondidas, não Armando Quintashttps://www.blogger.com/profile/18097152418515482284noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-43547822907172820012008-06-24T13:59:00.000+01:002008-06-24T13:59:00.000+01:00Eu vejo um exame como sendo o meio de avaliar o qu...Eu vejo um exame como sendo o meio de avaliar o que o aluno aprendeu e como forma de testar a excelência de alguns. Assim, um exame deve ter uma parte simples, relativamente fácil mas curta, para motivar um aluno, uma parte um pouco mais complexa mas de dificuldade média para avaliar correctamente os conhecimentos adquiridos e duas outras partes, uma mais complexa e uma, eventualmente com uma JSAhttps://www.blogger.com/profile/03514495024285498172noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-84068909382962704262008-06-24T12:26:00.000+01:002008-06-24T12:26:00.000+01:00A pergunta que coloco é: qual a finalidade de um e...A pergunta que coloco é: qual a finalidade de um exame?<BR/><BR/>Na minha humilde opiniao se a finalidade for filtrar ou diferenciar, entao realmente os exames devem ter diversos niveis de dificuldade de modo a se conseguir avaliar a disparidade de conhecimento dos alunos. Tambem se a finalidade de um exame for desafiar o aluno a transceder-se ou motiva-lo a superar a sua capicade de raciocinio, lpfhttps://www.blogger.com/profile/12546471300055186578noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-31616961646355152022008-06-24T09:10:00.000+01:002008-06-24T09:10:00.000+01:00Se há coisa que os alunos detestam é estudar com d...Se há coisa que os alunos detestam é estudar com dedicação e depois chegar ao exame e não sair praticamente nada do que estudaram (matérias dos programas).<BR/><BR/>Assim como muitos alunos também não gostam particularmente de, apesar de terem tido um esforço maior do que os colegas, os colegas terem tido iguais ou superiores resultados.<BR/><BR/>A tutela falhou na análise destes pormenores C. Alexandrahttps://www.blogger.com/profile/01406750587181413876noreply@blogger.com