tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post4168239800652492108..comments2024-03-28T14:45:05.818+00:00Comments on De Rerum Natura: A MATEMÁTICA NÃO É CHINÊSUnknownnoreply@blogger.comBlogger24125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-86376550855432787192008-03-30T22:56:00.000+01:002008-03-30T22:56:00.000+01:00Peço desculpa pela péssima construção do texto do ...Peço desculpa pela péssima construção do texto do comentário anterior. Peço desculpa pela forma pouco cuidada como foi escrito, não pelo conteúdo.:)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-38335281987883626112008-03-30T22:52:00.000+01:002008-03-30T22:52:00.000+01:00Esqueci-me de uma coisa que acho importante passar...Esqueci-me de uma coisa que acho importante passar. <BR/>Ao nível do 1º ciclo, na matemática, não sei como nem a que propósito, mas alguém convenceu as professoras ( e já bem experientes, e já bem entradotas) de que cálculo mental é igual a abstracção.<BR/>Eu explico: passei pelo 1º ciclo e percebi que os miúdos tinham que, perante um problema qualquer, básico, simples, de puro cálculo mental Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-75350973809478632102008-03-30T22:17:00.000+01:002008-03-30T22:17:00.000+01:00Anónimo/aEu escrevi isto:"Mas, mais uma vez, foque...Anónimo/a<BR/><BR/>Eu escrevi isto:<BR/><BR/>"Mas, mais uma vez, foquemo-nos no essencial: ensinar os alunos de acordo com a dimensão das turmas e a extensão dos programas. E isso, no eduquês, no tradicional~es, no Nuno Cratez em Portugal, é uma coisa que tem que ser arrepiada e pensada de forma prática e objectiva. ".<BR/><BR/><BR/>Significa o mesmo que:<BR/>"A esta visão escapa tudo o resto queAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-7590908269344493342008-03-30T11:39:00.000+01:002008-03-30T11:39:00.000+01:00Ca,Faço minhas as suas palavras!Em diversos assunt...Ca,<BR/><BR/>Faço minhas as suas palavras!<BR/><BR/>Em diversos assuntos, é norma aqui no DRN ter-se uma visão puramente dualista: preto e branco; criacionista e "ateo-neodarwinista-fundamentalista"; "eduquês" e anti-eduquês"; "ignorantes" e "intelectuais-alinhados-com-os-dogmas-instalados"; "incultos" e "iluminados"; "bons" e "maus".<BR/><BR/>Onde é que eu já ouvio este discurso?<BR/><BR/>A estaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-67366076992557385202008-03-30T00:05:00.000+00:002008-03-30T00:05:00.000+00:00Sugiro que se aplique apenas 5% do espírito crític...Sugiro que se aplique apenas 5% do espírito crítico usado aqui em relação à religião para avaliar o livro do Nuno Crato sobre o eduquês e a responsabilização do eduquês pelo que se passa no nosso ensino.<BR/><BR/>Em certos meios é politicamente correcto atacar o eduquês ainda que se entre nas contradições que o mbeki apontou aqui no primeiro comentário.<BR/><BR/>Os "anti-eduqueses" são tão CAhttps://www.blogger.com/profile/06607300363607926163noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-9621477752080297032008-03-29T23:47:00.000+00:002008-03-29T23:47:00.000+00:00Quando sugeri que o Carlos Fiolhais devia dizer al...Quando sugeri que o Carlos Fiolhais devia dizer algo mais, não tinha em mente uma resposta defensiva e um pouco enfastiada, uma mera defesa da sua dama, mas uma participação no debate que o seu post tinha desencadeado. <BR/>Quanto a não haver nenhuma contradição da sua parte: no primeiro comentário g. mbeki apontou-a; e eu, no segundo comentário, tentei mostrar que não havia realmente contradiçãoCarlos Pireshttps://www.blogger.com/profile/08251950765007453258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-15444303345085305252008-03-29T22:45:00.000+00:002008-03-29T22:45:00.000+00:00Caro Carlos Pires:Não tenho mesmo tempo para respo...Caro Carlos Pires:<BR/>Não tenho mesmo tempo para responder a tudo, mas vou lendo e retendo o que importa...<BR/>Não há nenhuma contradição minha. Referi o conteúdo do recente relatório americano, que pode ser lido na Internet (há um link num post anterior no DRN), e citei Kevin Miller, com quem falei em Coimbra,que não fazia parte dos autores e que não tem de ter opiniões coincidentes. Os Carlos Fiolhaishttps://www.blogger.com/profile/02227505540369130471noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-54815878443823853522008-03-29T18:57:00.000+00:002008-03-29T18:57:00.000+00:00Os testemunhos experenciados por Maria e Nuno Cal...Os testemunhos experenciados por Maria e Nuno Calisto devem ter em nós o acolhimento que merecem por denunciarem uns tantos factores responsáveis do mau estado do ensino em Portugal que atirou para trás das costas o conhecimento científico indo atrás do canto da sereia de modernas (?) teorias pedagógicas que, entre outros males, servem para inculcar (quantas vezes, indelevelmente) nas mentes Rui Baptistahttps://www.blogger.com/profile/00038875643016525586noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-2946031082963558492008-03-29T14:11:00.000+00:002008-03-29T14:11:00.000+00:00Acho que Nuno Crato tem razão em quase todas as co...Acho que Nuno Crato tem razão em quase todas as coisas que tem dito, mas não sou “um defensor incondicional do livro do Nuno Crato”, como disse g.mbeki. A defesa incondicional de ideias é irracional, pois só merecem ser defendidas as ideias que podem ser justificadas. Até agora, as ideias de Nuno Crato parecem-me ser justificadas pelos melhores argumentos e por isso concordo com elas. Se amanhã Carlos Pireshttps://www.blogger.com/profile/08251950765007453258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-70276703143493410862008-03-29T12:51:00.000+00:002008-03-29T12:51:00.000+00:00A Maria e o Carlos é que têm razão.Também fui obri...A Maria e o Carlos é que têm razão.<BR/>Também fui obrigado a ser aluno numa ESE,que juntamente com os CIFOPS, são verdadeiros antros das "Ciências" ocultas.<BR/>Entre outras, tive num semestre lectivo uma cadeira com o sinistro nome de "Desenvolvimento Curricular" que obviamente era desprovida de conteúdo e tinha como função formatar os professores de modo a facilitar a sua institucionalização.<Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-88154906702964932462008-03-29T10:58:00.000+00:002008-03-29T10:58:00.000+00:00Percebe-se porque pessoas como Agostinho da Silva ...Percebe-se porque pessoas como Agostinho da Silva são completamente ignoradas pela classe académica e intelectual...<BR/><BR/><BR/><BR/>JDAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-4232691099086731352008-03-29T10:01:00.000+00:002008-03-29T10:01:00.000+00:00g.mbeki,"Culpar o eduquês pelo problema da avaliaç...g.mbeki,<BR/><BR/>"Culpar o eduquês pelo problema da avaliação dos professores e da indisciplina nas escolas era algo que nunca tinha visto, confesso."<BR/><BR/>Desculpe que lhe diga, mas anda distraído. Muito distraído. Mas mesmo muito distraído. Vá ler os milhares de comentários no Público e no Expresso. Não viu o debate ( o único de jeito, pelo mesnos dos que eu vi) na Sic Notícias na Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-21759609473789270092008-03-29T02:06:00.000+00:002008-03-29T02:06:00.000+00:00Culpar o eduquês pelo problema da avaliação dos pr...Culpar o eduquês pelo problema da avaliação dos professores e da indisciplina nas escolas era algo que nunca tinha visto, confesso. Presumo que o Carlos Pires seja um defensor incondicional do livro do Nuno Crato sobre esta temática. Como a continuação desta discussão teria de passar pela definição de "eduquês" - que já é, pelos vistos, muito abrangente -, atrevo-me apenas a sugerir uma pesquisa G. Mbekihttps://www.blogger.com/profile/10245504822602973221noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-86310292731408145022008-03-29T00:38:00.000+00:002008-03-29T00:38:00.000+00:00O ambiente persecutório na ESE referida pela Maria...O ambiente persecutório na ESE referida pela Maria faz-me lembrar algumas experiências que tive ao estudar (numa treta supostamente profissionalizante, o Ramo de Formação Educacional, após a licenciatura em Filosofia) disciplinas como Psicologia Educacional, Introdução às Ciências da Educação e Métodos e Técnicas da Educação. Experiências partilhadas por muitos licenciados a fazer essa suposta Carlos Pireshttps://www.blogger.com/profile/08251950765007453258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-23390573708149698012008-03-28T22:16:00.000+00:002008-03-28T22:16:00.000+00:00Carlos,nem de propósito, escreviamos ao mesmo temp...Carlos,<BR/>nem de propósito, escreviamos ao mesmo tempo quase sobre as mesmas coisas!<BR/><BR/>Eu confesso que desde a ESE que ando um bocado como o tolo no meio da ponte. Fui para a ESE quase com 10 anos de ensino no lombinho ( não de serviço, isso é outra história) e eu julgava que era uma boa professora. Tinha resultados, conseguia ir buscar os alunos piores (sempre os priveligiei, juro, Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-65849085070969925762008-03-28T22:01:00.000+00:002008-03-28T22:01:00.000+00:00la:gostei particularmente dos "gaijos" a conhecere...la:<BR/>gostei particularmente dos "gaijos" a conhecerem as chavalas! :)))))))<BR/>Nos meus níveis etários, eles ainda são românticos e monogâmicos: estão apaixonados ou apaixonadas por uma única pessoa e ainda não deram em predadores engatatões :))). <BR/>Mas eu também não me entendo lá muito com os trabalhos de grupo, tenho sempre dificuldades em seguir aquela barulheira toda. E mais, aquilo Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-54464297021564811772008-03-28T21:41:00.000+00:002008-03-28T21:41:00.000+00:001. Embora discorde das críticas cegas, gostaria im...1. Embora discorde das críticas cegas, gostaria imenso que G. Mbeki tivesse razão quando diz que “está na moda criticar cegamente o eduquês”, pois no meio de tantas críticas haveria certamente muitas críticas lúcidas e fundamentadas. <BR/>Infelizmente, tudo indica que a moda é favorável aos defensores do “eduquês”. Formataram a cabeça de muitos professores. E dominam simultaneamente duas Carlos Pireshttps://www.blogger.com/profile/08251950765007453258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-46107175626778029502008-03-28T19:19:00.000+00:002008-03-28T19:19:00.000+00:00Bom artigo do Fiolhais, parabéns!just teasing: as ...Bom artigo do Fiolhais, parabéns!<BR/><BR/>just teasing: as pessoas que têm a capacidade de fazer inovações matemáticas estavam bem lixadas se dependessem dos seus professores do secundário. Um grande matemático não depende absolutamente nada de quem teve como professor, é indiferente.<BR/><BR/>Maria, acho que tens muita razão, eu também detesto trabalhos de grupo. Como é que é possível resolver LAhttps://www.blogger.com/profile/00604202962171169526noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-57729207672477247362008-03-28T16:12:00.000+00:002008-03-28T16:12:00.000+00:00g.mbekiA minha primeira impressão foi a sua. Há aq...g.mbeki<BR/>A minha primeira impressão foi a sua. Há aqui contradições ou pelo menos, alguma incongruência.<BR/>Julgo que qualquer professor que se preze, andará como um tolo no meio da ponte entre as ideias romãnticas do eduquês e as algumas certezas que o expositivo acarretam.<BR/>Foquemo-nos nos tempos de concentração dos alunos, o attention spam, se a memória não me trai. Os bons alunos, Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-75635278067895277962008-03-28T15:34:00.000+00:002008-03-28T15:34:00.000+00:00Do que eu sei do "eduquês", nunca nos textos em qu...Do que eu sei do "eduquês", nunca nos textos em que se fala de "ensino centrado no aluno", ou "aprendizagem por descoberta" (ou "descoberta orientada", ou "por pesquisa" na sua mais recente versão, numa tradução mais directa do "inquiry based learning" de que toda a Europa anda a falar) se diz que se deve eliminar a parte expositiva das aulas. Diz-se sim, e concordo que se possa dar, por vezes, G. Mbekihttps://www.blogger.com/profile/10245504822602973221noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-58093934960234359742008-03-28T15:31:00.000+00:002008-03-28T15:31:00.000+00:00Mas existe o reverso da medalha. Apesar dos orient...Mas existe o reverso da medalha. <BR/><BR/>Apesar dos orientais terem quase sempre melhores resultados nestes testes, a sua contribuição (mesmo em termos absolutos já nem falo per capita) para a produção de conhecimento matemático (avanços fundamentais) é ridícula quando comparada com a dos EUA.<BR/><BR/>Isto mesmo considerando apenas os cidadãos dos EUA de origem asiática que já lá nasceram.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-65814885982994847322008-03-28T15:24:00.000+00:002008-03-28T15:24:00.000+00:00Até nos EUA existem diferenças nos resultados em t...Até nos EUA existem diferenças nos resultados em testes de matemática entre asiáticos e não asiáticos embora o sistema de ensino seja o mesmo.<BR/><BR/>Como justificar isto?<BR/><BR/>Mas falar nestas diferenças é politicamente incorrecto.<BR/><BR/>Independentemente da censura do politicamente correcto elas existem a pelo menos 1σ.<BR/><BR/>E um link para os dados em bruto do estudo? Talvez fosse Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-28382702927152283662008-03-28T14:08:00.000+00:002008-03-28T14:08:00.000+00:00A contradição, apontada por G. Mbeki, entre a nece...A contradição, apontada por G. Mbeki, entre a necessidade de “moderar o chamado ensino centrado no aluno” e a crítica a “um padrão de ensino assente na exposição do professor e na solicitação aos alunos para repetirem a informação fornecida” talvez seja só verbal e não diminui o alcance das palavras de Carlos Fiolhais.<BR/>O carácter intrinsecamente pernicioso das aulas expositivas é um mito Carlos Pireshttps://www.blogger.com/profile/08251950765007453258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-24402747095971449252008-03-28T10:38:00.000+00:002008-03-28T10:38:00.000+00:00Se "há nos EUA um padrão de ensino assente na expo...Se "há nos EUA um padrão de ensino assente na exposição do professor e na solicitação aos alunos para repetirem a informação fornecida", então não existe "o chamado ensino centrado no aluno" e sobre a qual, pelos vistos, a "investigação pedagógica não conclui pela sua superioridade". Por outro lado, quando "os professores além de proporcionarem uma informação sólida, procuram que os alunos G. Mbekihttps://www.blogger.com/profile/10245504822602973221noreply@blogger.com