tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post3272253965546686310..comments2024-03-28T14:45:05.818+00:00Comments on De Rerum Natura: Uma reacção química que enche balõesUnknownnoreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-8943107219126765412018-05-22T19:16:18.267+01:002018-05-22T19:16:18.267+01:00Nem vale a pena responder ao ilustre.Nem vale a pena responder ao ilustre.Lobotomianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-60360116750473349012018-05-19T13:38:52.927+01:002018-05-19T13:38:52.927+01:00A falar é que a gente se entende!
A questão por m...A falar é que a gente se entende!<br /><br />A questão por mim levantada, em 17 de maio, às 14,18 horas, relaciona-se com experiências e teorias científicas galileanas, não com explicações por fases de delírios metafísicos de pedagogos selvagens!<br /><br />Sem o facilitismo do 25 de Abril, o Dr. Bruno de Carvalho e o Mestre Fernando Madureira nunca seriam doutores com d pequeno! Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-84320235914997697442018-05-19T09:54:00.889+01:002018-05-19T09:54:00.889+01:00Ao anónimo de dia 18 de maio, 12:49
Não percebo q...Ao anónimo de dia 18 de maio, 12:49<br /><br />Não percebo qual é a dúvida. <br />Para mim está claro que, quando queremos estudar um assunto ou resolver um problema, o lado vegetativo da aprendizagem (a análise documental, arqueológica) deve existir como um céu de abrangência que nos situe em relação ao que já foi feito e pensado. O que não faz sentido, a não ser que se pretenda ser professor Elementarnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-70298979053444361172018-05-18T17:30:46.445+01:002018-05-18T17:30:46.445+01:00Pedagogia Selvagem de Constantin Fotinas. Método a...Pedagogia Selvagem de Constantin Fotinas. Método aberto, introspeção humanista. Seis fases, a saber:<br />1. Ação-reflexão exploratória – clarificação de valores, necessidades e motivações pessoais e uma etapa de contextualização a partir de problemas;<br />2. Consciencialização da praxis, estudo e análise, clarificação e situação de problemas, escolha de uma problemática significativa;<br />3. O ideal era a escola ser banida.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-89233705505197603912018-05-18T12:49:42.865+01:002018-05-18T12:49:42.865+01:00"quanto à teoria, o essencial é que seja bani..."quanto à teoria, o essencial é que seja banida da escola!" Claro. É cansativa, exige esforço e traumatiza para toda a vida.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-44456699074616233452018-05-17T14:18:12.008+01:002018-05-17T14:18:12.008+01:00O que tem mais valor:
A experiência, ou o seu enqu...O que tem mais valor:<br />A experiência, ou o seu enquadramento teórico?<br />A escola tradicional procurava resolver o dilema arriscando que experiência e teoria são duas faces de uma só moeda. O Pós-Modernismo responde que as experiências devem ser espetaculares e apresentadas, de preferência, em espaços extra-escolares, como os centros de Ciência Viva, a rádio ou a televisão; quanto à teoria,Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-88257552518407514992018-05-17T10:37:02.391+01:002018-05-17T10:37:02.391+01:00Há uma inocência volátil na reação química do vest...Há uma inocência volátil na reação química do vestido de noiva. <br />Não fora o esvaziamento do balão e a realidade encarnaria a alquimia do sonho.<br /><br />Maravilhadas, as crianças.Magianoreply@blogger.com