tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post2531702162456809653..comments2024-03-28T14:45:05.818+00:00Comments on De Rerum Natura: Por que não conhecemos a dimensão do universo?Unknownnoreply@blogger.comBlogger19125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-33382708654491655082008-02-26T07:13:00.000+00:002008-02-26T07:13:00.000+00:00Rolando,Concordo inteiramente o que diz, que é cer...Rolando,<BR/>Concordo inteiramente o que diz, que é certamente extensível ao ensino superior.<BR/>Mesmo assim, é importante desmitificar a noção que este é um fenómeno português, que só os nossos alunos é que estão mal preparados para as questões científicas. Eu já leccionei milhares de alunos(as) tanto na Inglaterra como no Canadá e quase sempre fiquei estupefacto com a ignorância dos(as) alunosAlvaro Santos Pereirahttps://www.blogger.com/profile/13898435603898462072noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-67382816132651606732008-02-24T13:47:00.000+00:002008-02-24T13:47:00.000+00:00Mas por quê?Mas por quê?Bruce Lósehttps://www.blogger.com/profile/07121889922073184606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-82711010194314534522008-02-24T11:31:00.000+00:002008-02-24T11:31:00.000+00:00Valter,Obrigado pelas tuas palavras. Mas há um pon...Valter,<BR/>Obrigado pelas tuas palavras. Mas há um ponto em relação ao qual tenho sérias dúvidas: que os cursos de filosofia estimulem por aí além para a ciência!!!! Bem, um curso de filosofia nem tem assim tanto a obrigação de fazê-lo. O estudante que vai estudar filosofia tem, antes de tudo, estar estimulado para a filosofia e ter um conhecimento básico em ciências, o que não acontece. recordoRolando Almeidahttps://www.blogger.com/profile/14335927716319253296noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-19406051431289275372008-02-23T17:47:00.000+00:002008-02-23T17:47:00.000+00:00Olá Rolando!Também partilho dos mesmos interesses ...Olá Rolando!<BR/>Também partilho dos mesmos interesses pela cîência, que não me foram estimulados durante o ensino básico, mas durante o curso de filosofia. Considero que um bom professor de filosofia deve estar devidamente informado sobre a ciência e os seus resultados, pois os alunos fazem-nos perguntas nesse sentido. O teu exemplo como divulgador, quer na condição de professor quer enquanto Valter Boitahttps://www.blogger.com/profile/00006400861863760023noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-516055726840633332008-02-22T18:14:00.000+00:002008-02-22T18:14:00.000+00:00Já percebi. O Rolando optou pelas orações interrog...Já percebi. O Rolando optou pelas <I>orações interrogativas (directas e indirectas) que correspondem a um argumento introduzido pela preposição por seguida do pronome/determinante interrogativo que</I>, de cuja legitimidade a maioria parece discordar.<BR/><BR/>Faz muitíssimo bem. Pelo que me diz sobre a evolução do português de Coimbra só tenho a enaltecer o pioneirismo temerário com que exerce aBruce Lósehttps://www.blogger.com/profile/07121889922073184606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-71159099086280214222008-02-22T17:23:00.000+00:002008-02-22T17:23:00.000+00:00Alex,O que refere no seu comentário parece-me de e...Alex,<BR/>O que refere no seu comentário parece-me de extraordinária importância, que se prende com os mecanismos que temos para divulgar a ciência e o saber em geral. Em Portugal atravessamos um período de muitas questões sobre que rumo deve o ensino tomar, com alguma passividade da parte dos sucessivos governos no que toca à exigência que se tem degradado ao longo dos últimos anos. Por essa Rolando Almeidahttps://www.blogger.com/profile/14335927716319253296noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-29047811849011717092008-02-22T16:42:00.000+00:002008-02-22T16:42:00.000+00:00Caro Carlos e Bruce Lóse,Na verdade o Bruce Lose d...Caro Carlos e Bruce Lóse,<BR/>Na verdade o Bruce Lose deu-se conta de um problema que suscita alguma discussão, como o provou o Carlos no seu comentário. Mesmo sendo, como referiu o Carlos, lateral ao post, tenho razões para crer que devo escrever por que e não porque. Apesar de não ser linguísta, as razões estão resumidas nos dois links que vos deixo em apreciação:<BR/>http://Rolando Almeidahttps://www.blogger.com/profile/14335927716319253296noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-81715128145287848702008-02-22T16:32:00.000+00:002008-02-22T16:32:00.000+00:00Claudia,Claro que há outros factores que pesam ~pa...Claudia,<BR/>Claro que há outros factores que pesam ~para a falta de qualidade do ensino. Tenho consciência disso e creio que a Claudia tem uma visão muito ampla e acertada. Um problema educacional tem óbvios reflexos sociais e muitas das vezes, muito graves. Mas uma visão ampla priva-nos, na maior parte das vezes, de capacidade de actuação, pelo que é melhor situar com alguma objectividade o Rolando Almeidahttps://www.blogger.com/profile/14335927716319253296noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-51472785701680261712008-02-22T15:07:00.000+00:002008-02-22T15:07:00.000+00:00Parabéns pelo artigo, realmente bom, tanto que me ...Parabéns pelo artigo, realmente bom, tanto que me inspirou a deixar aqui a minha opinião. Juntando o artigo e os comentários posso resumir que existem várias causas possíveis para a grave situação de ignorância científica entre a população portuguesa em geral e os alunos das escolas em particular: maus professores, maus alunos, maus programas e ignorância generalizada da população. No entanto, Unknownhttps://www.blogger.com/profile/16003885113399414970noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-68229047455664614172008-02-22T12:20:00.000+00:002008-02-22T12:20:00.000+00:00Ótimo texto do Rolando Almeida.Sempre tendemos a p...Ótimo texto do Rolando Almeida.<BR/><BR/>Sempre tendemos a pensar que o problema está ou nos estudantes ou nos professores, quando não em ambos. Há vários casos em que tais são verdade, mas não dão conta da extensão do problema: o alto grau de analfabetismo científico (que só não digo que é muito mais disseminado cá no Brasil porque vejo vossa preocupação com o tema).<BR/><BR/>Os programas, de Lenninehttps://www.blogger.com/profile/16371537256349446114noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-21143489931476944912008-02-22T11:54:00.000+00:002008-02-22T11:54:00.000+00:00Embora seja uma questão lateral em relação ao assu...Embora seja uma questão lateral em relação ao assunto do 'post':<BR/>Os brasileiros e os espanhóis escrevem "por que", e encontramos também essa forma na literatura 'portuguesa-de-Portugal' até há algum tempo.<BR/><BR/>No entanto, actualmente e em Portugal, o correcto, no título, seria "porque".<BR/><BR/>Pode ler-se o que diz Edite Estrela sobre o assunto, e aproveitar para ver [<A HREF="http://Carlos Medina Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/06852063579925203749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-87352103185185123412008-02-22T09:44:00.000+00:002008-02-22T09:44:00.000+00:00Então diga-me lá por que é do Brasil e porque é de...<I>Então diga-me lá por que é do Brasil e porque é de Portugal.</I><BR/><BR/>Consultando Maria Regina Rocha, pitonisa do Ciberdúvidas, lemos que, por exemplo, na frase «Porque não te calas?», porque é um advérbio interrogativo. Como se trata de um advérbio, é só uma palavra. É assim em Portugal, como acontece com o cur e o quare (latim), o why (inglês), o perché (italiano), o pourquoi (francês) eBruce Lósehttps://www.blogger.com/profile/07121889922073184606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-75457323132827807122008-02-21T21:54:00.000+00:002008-02-21T21:54:00.000+00:00Cara Manuela,O seu testemunho é muito importante p...Cara Manuela,<BR/>O seu testemunho é muito importante porque é o testemunho de quem vive de perto a realidade que tracei no meu texto. Ainda hoje um aluno da minha escola me dizia algo como isto: "era de longe mais interessante ter a filosofia no 12º ano do que a Área de Projecto. na Área de Projecto fazemos um trabalho e a professora dá-nos um 16 ou 17" Este testemunho prova bem que o aluno não Rolando Almeidahttps://www.blogger.com/profile/14335927716319253296noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-71424873344615980042008-02-21T21:30:00.000+00:002008-02-21T21:30:00.000+00:00Concordo plenamente com o que é dito neste post. G...Concordo plenamente com o que é dito neste post. Gostava, porém, de acrescentar algo que me parece importante, inserido na minha experiência pessoal: sou aluna do 12º ano e, infelizmente, quando penso no que aprendi ao longo do ensino básico, vejo um vazio algo assustador no que toca a Ciências e, talvez ainda mais, no que toca a História ou Geografia. (Note-se que sempre fui aluna de cinco a Manuela Barros Almeidahttps://www.blogger.com/profile/08387495459215076776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-31720992721825385042008-02-21T20:11:00.000+00:002008-02-21T20:11:00.000+00:00Caros leitores, agradeço os vossos comentários e v...Caros leitores, agradeço os vossos comentários e vou tentar responder da melhor forma aos aspectos principais de cada um:<BR/><BR/>La,<BR/>As matérias são esquecidas porque não são treinadas e são desvalorizadas nos programas. Dei o exemplo das ciências, mas o mesmo é aplicado ao ensino das línguas. Como se justifica que um aluno do 11º ano tenha 7 anos de inglês feitos mas não seja capaz de Rolando Almeidahttps://www.blogger.com/profile/14335927716319253296noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-19664310511417760532008-02-21T17:37:00.000+00:002008-02-21T17:37:00.000+00:00Rolando,Não é por nada mas o título da sua posta e...Rolando,<BR/><BR/>Não é por nada mas o título da sua posta está no registo a que, para já, chamamos brasileiro.<BR/><BR/>Por que não vs. Porque não<BR/><BR/>(sei que não gosta de ser abordado pela brucelose e ter-me-ia de bom grado mascarado de Glóbulo Branco. O blogger impediu-me, deixo as minhas desculpas)Bruce Lósehttps://www.blogger.com/profile/07121889922073184606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-18070524936769139532008-02-21T17:23:00.000+00:002008-02-21T17:23:00.000+00:00Onde escrevi ( 2ª linha, 1º parágrafo) "ensino que...Onde escrevi ( 2ª linha, 1º parágrafo) "ensino que criam", queria escrever "ensino que cria". Aqui fica a rectificação de um "lapsus calami".Rui Baptistahttps://www.blogger.com/profile/00038875643016525586noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-41777593702413249962008-02-21T17:12:00.000+00:002008-02-21T17:12:00.000+00:00Meu Caro Rolando Almeida:Totalmente de acordo cons...Meu Caro Rolando Almeida:<BR/><BR/>Totalmente de acordo consigo no que tange (e não só) à questão que ambos abordámos: a desarticulação entre os programas dos diversos graus de ensino que criam zonas vazias de conteúdos.<BR/><BR/>Transcrevo, em apoio à sua tese, um parágrafo que consta da resposta que me mereceu, esta quase madrugada, um lúcido comentário de "Zé Côdea" ao meu "post": "O exame de Rui Baptistahttps://www.blogger.com/profile/00038875643016525586noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-81767419574817916012008-02-21T16:55:00.000+00:002008-02-21T16:55:00.000+00:00Não tenho a certeza, é uma questão de se ir verifi...Não tenho a certeza, é uma questão de se ir verificar, mas parece-me que já há uns anos se leccionava astronomia no oitavo ano (em fisico-químicas, acho eu), e que se ensinavam coisas tipo: como calcular o tempo que a luz do Sol demora a chegar à Terra, etc.<BR/>Se calhar entre o oitavo e o décimo ano os alunos esquecem a matéria, deve ser isso!<BR/>Julgo que haverá licenciados a mais em ciênciasLAhttps://www.blogger.com/profile/00604202962171169526noreply@blogger.com