tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post1870398430816714981..comments2024-03-28T14:45:05.818+00:00Comments on De Rerum Natura: O “eduquês” desmascarado?Unknownnoreply@blogger.comBlogger20125tag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-21732462547145227932007-04-09T19:40:00.000+01:002007-04-09T19:40:00.000+01:00A verdade é que por mais que debitemos opiniões os...A verdade é que por mais que debitemos opiniões os problemas não se resolvem sem as pessoas. Problemas de ciência e matemática, não são resolvidos por consenso entre pessoas. Enquanto a gratificação, o mérito não for realmente instituído de cimo ao fundo da sociedade, nunca será criado "estômago" para o conseguir na maioria das pessoas. Após esse fim estar bem à vista de todos, podem então dar DJ ORAÇÃOhttps://www.blogger.com/profile/06145709472033646964noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-48642324063075363542007-04-05T02:31:00.000+01:002007-04-05T02:31:00.000+01:00Na verdade, não há nada tão pretensioso como isto:...Na verdade, não há nada tão pretensioso como isto:<BR/><BR/>"Ler Eça de Queiroz e saber umas pitadas de Kant, "<BR/><BR/>Saber "umas pitadas" de alguma coisa, no fundo é não saber nada. E permita-me que Lhe diga, é absolutamente irrelevante "ler" Eça de Queiroz que qualquer criança da primária consegue ler.<BR/><BR/>Mas, enfim, falando de coisas sérias: Desidério, concordo consigo no post, mas Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-19172377515548803022007-04-04T11:27:00.000+01:002007-04-04T11:27:00.000+01:00Sou o estudante anónimo que lá em cima escrevi um ...Sou o estudante anónimo que lá em cima escrevi um texto longo.<BR/>Gostava de colocar mais algumas considerações sobre os professores, na minha opinião a função de professor devia ser uma função altamente considerada e da maior importancia, devendo ser desempenhada pelos melhores dos melhores e não pelos que não têm outra opção porque é preciso colocar comida na mesa, se um professor tem um Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-68083816969132873292007-04-04T10:58:00.000+01:002007-04-04T10:58:00.000+01:00Esta discussão do Knat e do Eça faz-me lembrar uma...Esta discussão do Knat e do Eça faz-me lembrar uma tira da Mafalda em que a Susaninha perante várias perguntas de um teste, respondia sistematicamente que, para as diferentes profissões que teria quando fosser grande, nada daquilo, verdadeiramente importava. <BR/>Na altura, uma tal ideia, mostrava sentido de humor. Sic transit. <BR/><BR/>O meu filho mais velho tem dois anos e meio. É estimulado Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-59275432092122540542007-04-04T03:55:00.000+01:002007-04-04T03:55:00.000+01:00Claro que acho que todos poderiam e deveriam ter g...Claro que acho que todos poderiam e deveriam ter gozo<BR/> ao ler o Eça,<BR/> em tentar perceber Kant e muitos outros,<BR/> ao entender a física e a matemática, ... e a escola devia servir para conduzir no esforço para esse gozo.Setorahttps://www.blogger.com/profile/16138500037671579925noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-80779892512180590532007-04-04T03:43:00.000+01:002007-04-04T03:43:00.000+01:00Um tal Carneiro, ministro de outros tempos, já def...Um tal Carneiro, ministro de outros tempos, já defendia que ao povo não se ensinasse muito. Uns rudimentos bastavam. <BR/><BR/>Andam por aí há muitos anos, de modos sub-reptícios, a repor o Carneiro em funções. <BR/><BR/>Nas análises que por aqui se vão fazendo esquecem-se um bocado do princípio e é logo no princípio que está o problema. O princípio é o primeiro ciclo ou até o pré-primário. E é Setorahttps://www.blogger.com/profile/16138500037671579925noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-5464450520434648302007-04-03T21:57:00.000+01:002007-04-03T21:57:00.000+01:00OláVou juntar-me às vozes do Desidério e do Roland...Olá<BR/><BR/>Vou juntar-me às vozes do Desidério e do Rolando.<BR/>Estou de acordo com o argumento do Desidério. Não devem ser os alunos que devem decidir o que querem ou não querem aprender e há, sem dúvidas, conhecimentos mais importantes do que outros. Que da disciplina de Português, no ensino secundário, façam parte itens como o de saber interpretar um regulamento, parece-me altamente Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-24810841991281176492007-04-03T21:13:00.000+01:002007-04-03T21:13:00.000+01:00Olá Luís,Deixe-me meter uma colherada! O Luís refe...Olá Luís,<BR/>Deixe-me meter uma colherada! O Luís refere:<BR/>"Já não concordo que "Os Maias" e Kant façam parte de tal curriculum obrigatório.Um mecânico de automóveis, um jogador de futebol, ou uma cabeleireira não precisam de saber Kant. Mas devem saber fazer contas, ter sólidas noções de física e química e biologia e outras ciências naturais, e saber ler e interpretar um jornal. Nada disso Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-68152956980057466632007-04-03T20:20:00.000+01:002007-04-03T20:20:00.000+01:00Penso que, nesta «guerra» de pedagogias, a razão n...Penso que, nesta «guerra» de pedagogias, a razão nem está do lado dos - por assim dizer – relativistas pós-modernos, nem do lado dos – por assim dizer – elitistas. E porquê? Porque se a adaptação ao perfil de uma turma conduz à secundarização do conhecimento e à sua degradação, a indiferença perante a condição económica e cultural dos alunos conduz à reprodução das tais diferenças sociais, na Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-12963711331332208372007-04-03T18:04:00.000+01:002007-04-03T18:04:00.000+01:00Olá, Luís!A sua ideia enfrenta duas dificuldades (...Olá, Luís!<BR/><BR/>A sua ideia enfrenta duas dificuldades (que podem ser superadas, estou sou a esclarecer as coisas). <BR/><BR/>1: Quem é que decide o que é central e o que é opcional? O Luís? Eu? Quem? Como, por que processo? Por que razão é importante saber biologia, para uma cabeleireira, ou mesmo química, mas não conhecer as grandes obras da literatura? E por que razão é importante saber Desidério Murchohttps://www.blogger.com/profile/00564828402892604870noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-61877815906903890152007-04-03T17:20:00.000+01:002007-04-03T17:20:00.000+01:00Eu diria que o ensino português se tem de orientar...Eu diria que o ensino português se tem de orientar para um sistema de "créditos", em que um aluno só ocupa metade do seu tempo com curricula obrigatórios, e gasta a outra metade a aprender coisas opcionais.<BR/><BR/>Os curricula obrigatórios devem ser: bom conheciento da língua portuguesa, inglês, matemática, e ciências da natureza (incluindo muitas coisas práticas, como perceber para que serve Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-88339219073710538262007-04-03T17:14:00.000+01:002007-04-03T17:14:00.000+01:00Desidério,eu concordo completamente que aritmética...Desidério,<BR/><BR/>eu concordo completamente que aritmética, física, química, e leitura, são coisas obrigatórias, que todos devem saber. Perfeitamente de acordo.<BR/><BR/>Já não concordo que "Os Maias" e Kant façam parte de tal curriculum obrigatório.<BR/><BR/>Um mecânico de automóveis, um jogador de futebol, ou uma cabeleireira não precisam de saber Kant. Mas devem saber fazer contas, ter Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-67851070400711279802007-04-03T16:10:00.000+01:002007-04-03T16:10:00.000+01:00Caro Luís: claro que podemos disputar se devemos e...Caro Luís: claro que podemos disputar se devemos ensinar os Maias ou a música do Quim Barreiros na escola. O ponto é que ou algo de sólido se ensina, ou mais vale dar realmente toda a liberdade aos miúdos e permitir que não apareçam na escola se não lhes apetecer. <BR/><BR/>Por outro lado, não me parece que sejam os estudantes os mais indicados para escolher se preferem estudar X ou Y. Alguém temDesidério Murchohttps://www.blogger.com/profile/00564828402892604870noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-39858736430100543662007-04-03T14:58:00.000+01:002007-04-03T14:58:00.000+01:00"as matérias escolares sólidas e centrais" "estrat..."as matérias escolares sólidas e centrais" <BR/><BR/>"estratégias para ensinar os Maias ou as ideias de Kant"<BR/><BR/>Aparentemente, para o Desidério "Os Maias" e as ideias de Kant são matérias sólidas e centrais.<BR/><BR/>Mas há muita gente que tem uma opinião diferente.<BR/><BR/>Para muita gente honesta e trabalhadora, é irrelevante apender "Os Maias" ou as ideias de Kant.<BR/><BR/>Na minha Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-17374564401403867802007-04-03T12:03:00.000+01:002007-04-03T12:03:00.000+01:00A culpa é do sistema, mas também é dos professores...A culpa é do sistema, mas também é dos professores e da própria sociedade que coloca a aprendizagem e o conhecimento não como um valor em si mas apenas como um meio de atingir determinado estatuto financeiro e social, quando o objectivo de estar na escola é ter um emprego o valor das matérias que se ensinam e/ou aprendem são irrelevantes. Todos conhecemos a vontade de muitos serem médicos, mas Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-32104695558948558192007-04-03T10:23:00.000+01:002007-04-03T10:23:00.000+01:00Marvl, tem razão que a ideologia facilitista tem p...Marvl, tem razão que a ideologia facilitista tem por base uma certa ideia de esquerda -- apesar de não se distinguir as políticas educativas dos governos do PSD ou do PS. O facilitismo é o mesmo, apesar de haver alguma tendência para maior rigor e seriedade nos governos PSD. Mas o Roberto Carneiro, que foi quem começou tudo, estava num governo PSD. Portanto, todos têm telhados de vidro.<BR/><BR/>Desidério Murchohttps://www.blogger.com/profile/00564828402892604870noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-60739937870920669782007-04-03T01:42:00.000+01:002007-04-03T01:42:00.000+01:00Boa noite a todos, igualmenteCaro Demétrio, não se...Boa noite a todos, igualmente<BR/>Caro Demétrio, não seja radical. Eu, discordando como você do "eduquês", nunca ouvi os seus protagonistas defender que "os filhos das famílias culturalmente carenciadas têm intrinsecamente menos talentos e interesses cognitivos do que os outros" (ou defender que são mais estúpidos, como diz à frente). Partem é de um entendimento "facilitista" e muitas vezes gvlhttps://www.blogger.com/profile/04746796705851973646noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-82447162200277027632007-04-02T23:34:00.000+01:002007-04-02T23:34:00.000+01:00Olá Henrique Dória,Penso que o Henrique entendeu m...Olá Henrique Dória,<BR/>Penso que o Henrique entendeu mal o texto. O texto não refere que se passa os filhos dos ricos e se retém os dos pobres. O texto refere-se à valorização que o eduquês dá ao background do contexto familiar dos alunos. Ensinar conteúdos científicos de modo apelativo (como o faz Carlos Fiolhais) requer, da parte dos alunos, a sua capacidade de raciocínio, ao passo que ensinarRolando Almeidahttps://www.blogger.com/profile/14335927716319253296noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-83759070212379020052007-04-02T23:02:00.000+01:002007-04-02T23:02:00.000+01:00Não penso que as coisas sejam assim tão complexas....Não penso que as coisas sejam assim tão complexas. São bem mais simples do que parecem: os ministros da educação querem apresentar bons resultados; para isso dificultam a reprovação ( agora, cinicamente, apelidada de RETENÇÃO)obrigando os professores a preencherem tantos papéis para reprovarem um aluno que eles, para não se chatearem, preferem passar um aluno que nada sabe. Tanto mais que se Henrique Dóriahttps://www.blogger.com/profile/07521652588337550940noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8194926647666006484.post-9549714459559269522007-04-02T22:43:00.000+01:002007-04-02T22:43:00.000+01:00Boa noite a todos.A questão da massificação do ens...Boa noite a todos.<BR/><BR/>A questão da massificação do ensino é mais um exemplo do resultado de análises apressadas e superficiais dos resultados de vários estudos.<BR/><BR/>A partir de resultados de estudos de Sociologia da Educação, chegou-se à conclusão que a escola é uma escola de massas (todos têm direito à educação; mas pelos vistos não de qualidade!). Por si só não necessitaria de ser umJosé Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/06845774106031190508noreply@blogger.com