sexta-feira, 19 de novembro de 2021

CIÊNCIA ÀS SEIS! no RÓMULO: Azul do meu coração


Informação recebida do Rómulo :

Realiza-se na terça-feira, dia 23 de Novembro de 2021, pelas 18 horas, o lançamento do livro infantojuvenil Azul do meu coraçãoinserido no ciclo em cursoCiência às Seis! (temporada 6)”, com a presença das autoras Isabel Bravo, texto, e Danuta Wojciechowska, ilustrações.

Resumo:

Nesta obra, realidade e ficção estão de mãos dadas. A personagem principal é Mateus, um rapazinho de origem terrestre que vive fora da Terra e Ayla, que vem de longe no espaço, e que o visita numa noite especial: a noite de Natal. E ficam amigos. E num divertido diálogo, Mateus e Ayla vão recriar a grande história do Universo: uma história extraordinária que não exclui outras histórias que Mateus conta a Ayla porque ela gosta de o ouvir. E lá vão eles, a bordo de uma nave espacial, viver uma história que é, para um deles, a do regresso às origens… 

O lançamento, com intervenção de Carlos Fiolhais, destina-se a todos os interessados pela educação, pela literatura infanto juvenil e pelas relações entre arte e ciência. Haverá possibilidade de adquirir o livro que saiu em edição de autor e é uma óptima prenda de Natal.

O evento, apenas presencial, integra-se na Semana Nacionalç da Cultura Científica. A entrada é livre para todos os interessados, cumprindo todas as normas sanitárias em curso,

Biografias: 

Isabel Bravo estudou Ensino de História e Ciências da Informação e da Comunicação na Universidade de Évora. É professora de História e Geografia de Portugal e Português do 2.º ciclo e professora bibliotecária. Exerceu esse cargo em várias bibliotecas escolares integradas na Rede de Bibliotecas Escolares no distrito de Évora. Atualmente, é professora bibliotecária na Escola Básica e Secundária Rainha Dona Leonor de Lencastre, em São Marcos, Sintra. É autora da história recomendada pela Associação de Professores de História e pelo Plano Nacional de Leitura,  Amali e Abdul do Outro Lado do Muro (Caminho das Palavras). 

Danuta Wojciechowska é responsável pela direção do atelier Lupa Design. É formada em Design de Comunicação, pela Escola Superior de Design de Zurique, com pós-graduação em Educação pela Arte, na Emerson College, em Inglaterra. Especializada na criação e edição de conteúdos dirigidos aos mais novos, ilustrou mais de 60 livros, jogos e manuais escolares. Agraciada, entre outros, com o Prémio Nacional de Ilustração (2003), foi distinguida como uma das "Mulheres Criadoras de Cultura" (2014) pelo governo de Portugal. 

 

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Maria Manuela Serra e Silva

Telefone – 239 410 699

E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/Romuloccvuc

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...