sexta-feira, 7 de maio de 2021

COMO BIBLIOTEQUEI EM TOMAR


Minha contribuição para uma ovra sobre o Bibliotecando em Tomar, que amanhã é apresentada naquela cidade:

“Bibliotequei” em Tomar duas vezes. Uma em 2014, no encontro sobre “Leituras de lendas e mitos,”  no qual  falei sobre “Mitos da ciência”, e outra em 2018, no encontro sobre “Ética e estética: leituras possíveis”, no qual falei sobre “Estética da Ciência,” no Complexo Cultural da Levada (o sítio foi uma agradável surpresa!).

Sei que houve mais “Bibliotecandos em Tomar”, no total de dez edições entre 2010 e 2019, uma série que só a pandemia interrompeu. O evento cultural soube crescer e ganhar reconhecimento, a partir de uma iniciativa de uma escola secundária, da rede de bibliotecas escolares e do Instituto Politécnico de Tomar, ao agregar vários agrupamentos escolares, o Centro de Formação de Professores e o Centro Nacional de  Cultura. Os “Bibliotecandos”  são a prova de que, na cultura, uma semente pode crescer para dar uma árvore e rapidamente  apetecíveis frutos, se vários forem os cuidadores.

Com que impressões fiquei desses encontros na cidade que, pelo menos em parte, inspirou Umberto Eco na escrita de “O Pêndulo de Foucault”? Pois recordo a qualidade da organização, a pluridisciplinaridade do programa, a variedade e qualidade dos oradores, e a boa afluência e participação do público, principalmente professores. Lembro-me da feira do livro, dos almoços (saudades dos tempos de antes da pandemia!) e de visitas nas redondezas, como a da Casa dos Cubos. Não me esqueci de um simpático convite que recebi para fazer uma visita mais demorada a essa cidade que é cada vez mais uma cidade de cultura. E os livros e as bibliotecas são a melhor porta de entrada na cultura.

 Link de acesso ao evento, a decorrer dia 8 de maio de 2021, às 10h00.

https://bit.ly/Bibliotecando

1 comentário:

" R y k @ r d o " disse...

Imagino que seja um evento muito interessante de assistir
.
Desejando um Feliz fim de semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...