sexta-feira, 7 de maio de 2021

Ciência às Seis (on-line) com Tiago Fleming Outeiro: sobre as origens da doença de Parkinson


Na próxima terça-feira, dia
11 de Maio às 18h, via plataforma Zoom, realiza-se a palestra intitulada "Por mares nunca dantes navegados: à descoberta das origens da doença de Parkinson" com Tiago Fleming Outeiro, Professor Catedrático, Director do Departamento de Neurodegeneração Experimental, no Centro Médico Universitário da Universidade de Goettingen, Alemanha.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis, iniciativa do RÓMULO com a coordenação de Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade, em formato Digital 💻📱Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição.

Aceda à sessão no Zoom através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83537248708
ou ID da reunião: 835 3724 8708


Resumo da Palestra:

A pandemia, o tema dominante da atualidade, mudou as nossas vidas. Mudou a forma como nos relacionamos, como vivemos, e como viajamos. Mudou a percepção que temos do mundo, e agudizou problemas sociais, económicos, e sanitários.

Mudou as manifestações artísticas e culturais, e mudou também a forma como fazemos ciência. Mas mostrou que, quando as sociedades se unem e investem, a ciência e o conhecimento ajudam a achar soluções para os problemas.

As doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer, ou esclerose lateral amiotrófica, são problemas sérios, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, e continuam sem tratamentos eficazes. Assim, importa estudar a base molecular dessas doenças, no sentido de achar novos mecanismos e alvos para possíveis intervenções terapêuticas.

Como escreveu Fernando Pessoa, "O homem é do tamanho do seu sonho". Devemos alimentar aqueles que ousam sonhar, para que possam voar e fazer o mundo avançar.

 

Biografia do Orador:

Tiago Outeiro é licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto, em Portugal. Realizou a sua tese de doutoramento no Whitehead Institute for Biomedical research – MIT, em Boston, nos Estados Unidos. Foi depois investigador postdoc na MGH-Harvard Medical School, na mesma cidade. Em 2007, iniciou o seu grupo de investigação no Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, que liderou até 2014. Desde Outubro de 2010, é Professor Catedrático e Director do Departamento de Neurodegeneração Experimental do Centro Médico Universitário em Goettingen, na Alemanha. Desde Novembro de 2017 é também Professor Catedrático de Neurociências na Universidade de Newcastle no Reino Unido. Desde Novembro de 2019, é Professor Visitante do Instituto de Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro no Brasil. É também Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Evento no Site | Evento no Facebook

As últimas palestras do Rómulo estão disponíveis no Canal YouTube

 

RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...