sábado, 13 de março de 2021

Os pesos e halteres e a saúde


De quando em vez, dou comigo a folhear, com uma certa nostalgia, pastas de arquivos com cerca de um milhar de artigos publicados por mim em jornais moçambicanos e portugueses (sem contar com artigos em revistas de Educação Física, comunicações em Congressos, conferências proferidas e “post’s publicados em blogues).

Deparei-me, assim, com este meu artigo, passados 33 anos da sua publicação, saído no Jornal “Record” (28/08/88) intitulado: “Os pesos e halteres e a saúde”! Deu ele aso a que em 1973, despois de ter proferido uma conferência na Sociedade de Estudo de Moçambique, de que me viria a tornar presidente da respectiva Seção de Ciências, agremiação cientifica “Palmas de Ouro” da Academia de Ciências de Lisboa, sobre esta controversa temática, publicasse o livro (1973): “Os Pesos e Halteres, a função cardiopulmonar e o doutor Cooper”. 

Passados anos, tendo enviado um exemplar desse livro, ao Professor Doutor José Maria Santarem, médico fisiatra e reumatologista, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Brasil), coordenador de pós-graduação na Escola de Educação Permanente do Hospitais das Cínicas da Faculdade de Medicina (Universidade de São Paulo), director do Instituto Biodelta, etc., escreveu-me ele a agradecer-me e, simultaneamente, a tecer elogios ao livro, salvaguardada a época em que foi escrito em que novas investigações mais actualizadas foram sendo produzidas.

Continua o Professor Santarém a honrar-me com a sua Amizade que permanece e se consolida nos dias hoje tendo-se deslocado a Coimbra para me dar um abraço, aquando da sua visita a Portugal o ano passado.

Sem comentários:

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...