quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

"Eça de Queirós e a ciência do seu tempo" no Rómulo, no dia 16 de Fevereiro, 18h


 Dia 16 de Fevereiro às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "Eça de Queirós e a ciência do seu tempo" com Maria Helena Santana, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e coordenadora do Grupo de investigação “Património Literário” do Centro de Literatura Portuguesa.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis" online, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

Acesso à sessão no Zoom:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88683469290

ou ID da reunião: 886 8346 9290

Resumo da Palestra:

O século XIX acolheu o Positivismo como ideologia dominante, assente no valor do conhecimento e do progresso da Ciência. A Literatura quis-se associar ao novo paradigma, criando romances “científicos”. Abordar-se-á esta problemática incidindo na obra de Eça de Queirós, cuja perspetiva evoluiu ao longo do tempo.

Biografia:

Maria Helena Santana é professora associada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Faz parte do Centro de Literatura Portuguesa, onde coordena o Grupo de investigação “Património Literário”. Tem-se dedicado à narrativa moderna e contemporânea, em particular ao romance do século XIX e à história cultural deste período. Publicou, entre outros trabalhos, o livro Literatura e Ciência na ficção do século XIX - A narrativa naturalista e pós-naturalista portuguesa (2007).

Evento no Facebook

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...