segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

CIÊNCIA ÀS SEIS! no RÓMULO: CARLOS FORTUNA fala sobre AS NOVAS CIDADE


Realiza-se na terça-feira, dia 9 de Fevereiro 2021, pelas 18 horas, a palestra intitulada "Sociologia das Outras Cidades", inserida no ciclo agora em curso “Ciência às Seis! (temporada 5)”, com a coordenação de Carlos Fiolhais e a colaboração de António Piedade. O evento on line destina-se a todo o público. Será palestrante Carlos Fortuna, Professor de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais.

Para aceder à sessão via zoom bastará entrar no evento criado no Site e no Facebook.

Ou Entrar na reunião Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86321433577
ID da reunião: 863 2143 3577

Resumo:

As outras cidades são os territórios diferentes que a sociologia e as outras ciências sociais ignoram ou são incapazes de entender. São as cidades de configurações socio-económicas e políticas que não as figurino urbano não-ocidental e que crescem às avessas do que a disc
iplina tomou como padrão. São também as cidades do sensível, do imaterial e de tudo que a cegueira epistémica da sociologia "não deixa ler". São ainda os lugares que a pandemia devassou e que tantos ensaiam reabilitar. A sociologia também. O sucesso desses desígnios será tanto maior quanto mais nos facilitar viver urbanidades diferentes, mais consentâneas com as de outras cidades.

Biografia:

Carlos Fortuna fez o doutoramento em Sociologia (na State University of New York - Binghamton - 1989), é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais. Tem sido coordenador científico dos Programas de Doutoramento em "Sociologia" e em "Sociologia: Cidades e Culturas Urbanas". As suas áreas de interesse são: Culturas Urbanas; Turismo, Patrimónios e Memórias; Identidades e Imagens das Cidades; A Cidade dos Sentidos. É autor de vários livros, sendo as suas publicações mais recentes são: “Cidades e Urbanidades” (Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 2020),  "Simmel: A Estética e a Cidade" (Coimbra, Imprensa da Universidade,2010) (Org.); Diálogos Urbanos (Coimbra, Almedina, 2013) (Org.), Cultura, Formação e Cidadania (Lisboa, GEPAC; 2015) (vários autores).

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Maria Manuela Serra e Silva

Telefone – 239 410 699

E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/Romuloccvuc

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...