segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

O ÚLTIMO NOBEL DA FÍSICA CONTADO A TODA A GENTE



Realiza-se na terça-feira, dia 12 de Janeiro, terça-feira, pelas 18 horas, uma palestra intitulada "O Prémio Nobel da Física de 2020", inserida no ciclo agora em curso “Ciência às Seis! (temporada 5)”, coordenado pelo Director do RÓMULO com a colaboração de António Piedade. O evento on line destina-se a todo o público.  Será palestrante Carlos Fiolhais, Professor de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e divulgador de ciência.

Para aceder à sessão via zoom bastará entrar no evento criado no Facebook e no Site:

Tópico: O Prémio Nobel da Física 2020
Hora: 12 jan 2021 06:00 PM Lisboa
Entrar na reunião Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81121877678
ID da reunião: 811 2187 7678

Resumo:

"O Prémio Nobel da Física de 2020",

O Prémio Nobel da Física de 2020 foi atribuído a três físicos: metade para o físico teórico britânico Roger Penrose pela sua demonstração rigorosa da possibilidade de buracos negros no quadro da teoria da relatividade geral de Einstein e a outra metade para dois astrofísicos, o alemão Reinhard Genzel e a norte-americana Andrea Ghez (a 4.ª mulher a receber o Nobel da Física!), que observaram as órbitas de estrelas muito próximas do centro da nossa Galáxia, concluindo que este era ocupado por um buraco negro supermaciço, com quatro milhões de massas solares num espaço equivalente ao do sistema solar.

Contar-se-á a história do nosso conhecimento progressivo dos buracos negros, incluindo as contribuições de Stephen Hawking, que nunca ganhou o Nobel. E contar-se-á também como tem sido a carreira científica e não só dos físicos agora premiados. Será acentuado o papel da crítica e da polémica no processo científico.

Biografia resumida:

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa, em 1956.Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra (1978) e doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, Frankfurt (1982). É professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor convidado em universidades do Brasil e EUA. É autor de vários livros pedagógicos e de divulgação científica e de numerosos artigos científicos, pedagógicos e de divulgação. O seu último livro, com David Marçal, “Apanhados e pelo vírus: Factos e mitos acerca do COVID-19”.

Ganhou os Prémios: José Mariano Gago da Sociedade Portuguesa de Autores (2018), Ciência Viva-Montepio (2017), o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência da SIC (2005), a Ordem do Infante D. Henrique (2005), Inovação do Forum III Milénio (2006) e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora (2006). Foi director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e Coordenador da área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos. É director do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e da colecção Ciência Aberta da Gradiva.

 

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Maria Manuela Serra e Silva

Telefone – 239 410 699

E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/pg/Romuloccvuc/posts/?ref=page_internal

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...