segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

CARLOS FORTUNA FALA SOBRE CIDADES NO RÓMULO A 5 DE JANEIRO


ADIAMENTO

Por motivos de força maior esta atividade foi cancelada. Oportunamente será divulgada nova data. Pedimos desculpa pelo incómodo.

No novo ano que se inicia retomamos as actividades do Rómulo já na próxima terça-feira, dia 5 de Janeiro, às 18h via plataforma Zoom, com a palestra intitulada Sociologia das outras cidades com Carlos Fortuna, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do CES - Centro de Estudos Sociais. A palestra será moderada por Carlos Fiolhais, director do Rómulo.

 

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, com a coordenação de Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade, neste semestre em formato Digital 💻📱 Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição.

 

Aceda à sessão no Zoom através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83744901810
ID da reunião:
837 4490 1810 

No  dia 5 de Janeiro de 2021 pels 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra inserida no ciclo "Ciência às Seis" intitulada "Sociologia das outras cidades" com Carlos Fortuna, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do CES - Centro de Estudos Sociais.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis online, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

Acesso à sessão no Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83744901810
ID da reunião: 837 4490 1810

Resumo da Palestra:

As outras cidades são os territórios diferentes que a sociologia e as outras ciências sociais ignoram ou são incapazes de entender. São as cidades que escapam ao figurino urbano não-ocidental e que crescem às avessas do que a disciplina tomou como padrão. São também as cidades do sensível, do imaterial e de tudo que a cegueira epistémica da sociologia "não deixa ler". São ainda os lugares que a pandemia devassou e que tantos ensaiam reabilitar. A sociologia também. O sucesso desses desígnios será tanto maior quanto mais nos facilitar viver urbanidades diferentes, mais consentâneas com as de outras cidades.

Biografia:

Carlos Fortuna fez o doutoramento em Sociologia (na State University of New York - Binghamton - 1989), é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais. Tem sido coordenador científico dos Programas de Doutoramento em "Sociologia" e em "Sociologia: Cidades e Culturas Urbanas". As suas áreas de interesse são: Culturas Urbanas; Turismo, Patrimónios e Memórias; Identidades e Imagens das Cidades; A Cidade dos Sentidos. É autor de vários livros, sendo as suas publicações mais recentes são: “Cidades e Urbanidades” (Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 2020),  "Simmel: A Estética e a Cidade" (Coimbra, Imprensa da Universidade,2010) (Org.); Diálogos Urbanos (Coimbra, Almedina, 2013) (Org.), Cultura, Formação e Cidadania (Lisboa, GEPAC; 2015) (vários autores).


Sem comentários:

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres, estou...