terça-feira, 17 de novembro de 2020

Movimentos estudantis em Coimbra: entre 1969 e 1974


Realiza-se na quarta-feira, dia 18 de Novembro, pelas 18 horas, a palestra intitulada "Movimentos estudantis em Coimbra: entre 1969 e 1974", inserida no ciclo “Ciência às Seis! (temporada 5)”, com a coordenação de Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade. O evento on line destina-se ao público em geral. Para participar na palestra basta clicar
 em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84091583400?pwd=R1crNGRwWEJPbmtHa0NlWndKU0o3dz09 (ID 840 9158 3400. Senha: 094124).

Serão palestrantes João Gouveia Monteiro, Professor da Faculdade de Letras e Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e Rui Bebiano, historiador, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. A palestra será moderada por Carlos Fiolhais, director do Rómulo.

RESUMO:

Entre 1969  e 1974 agudizaram-se as tensões dentro da Universidade de Coimbra. Em 1970, no ano seguinte ao das grandes lutas estudantis que eclodiram a 17 de Abril de 1969, tomou posse o novo reitor, o professor da Faculdade de Medicina José Gouveia Monteiro, nomeado por José Veiga Simão, o professor de Física de Coimbra que ocupava a pasta da Educação Nacional. Vinha ocupar o lugar de um professor de Química, da Faculdade de Ciências, António de Andrade Gouveia. JMonteiro aceitou o cargo pensando ser possível ser o representante da Universidade no governo e não o representante do governo na Universidade. O primeiro-ministro Marcello Caetano logo lembrou o novo reitor que quem mandava era o governo.  Na sequência de um processo que o governo levantou relativo às relações entre o reitor e a Associação Académica, levou à demissão do reitor em 1971, substituído por João Cotelo Neiva, professor de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências, Gouveia.  João Gouveia Monteiro falará sobre um livro de memórias do seu pai, que está no prelo, que descreve o que se passou naqueles anos. Por seu lado, Rui Bebiano descreverá as lutas estudantis, que ele tem estudado.

 

BIOGRAFIAS SUMÁRIAS:

João Gouveia Monteiro é professor de história antiga e medieval na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde ensina História da Antiguidade e da Idade Média, História Militar e História das Religiões e Director da Biblioteca da mesma universidade. Doutorou-se em 1997, com a obra “A Guerra em Portugal nos finais da Idade Média”. Os seus estudos mais recentes incidem sobre as Cruzadas na Terra Santa, a tratadística militar romana, a história militar da Península Ibérica e da Europa medievais, o Império Bizantino e a figura do Condestável D. Nuno Álvares Pereira. É o actual Presidente da Associação Ibérica de História Militar (séculos IV-XVI) e director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Rui Bebiano é historiador, professor de história contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais e Diretor do Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra. Tem dirigido cadeiras, cursos e seminários no domínio da história político e cultural moderna e contemporânea. Trabalha em temas de história cultural e política desde os anos 50 à atualidade, em particular no campo das construções utópicas, das práticas de “exclusão” e das representações contemporâneas do passado. Publicou em 2003 “O Poder da Imaginação. Juventude, Rebeldia e Resistência nos Anos 60, Anos Inquietos. Vozes do Movimento Estudantil em Coimbra (1961-1974)”, em co-autoria com Manuela Cruzeiro.

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Maria Manuela Serra e Silva

Telefone – 239 410 699

E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/pg/Romuloccvuc/posts/?ref=page_internal

 

Sem comentários:

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres, estou...