segunda-feira, 19 de outubro de 2020

CIÊNCIA ÀS SEIS - 5ª TEMPORADA

 



O ciclo de divulgação de ciência “Ciência às Seis” regressa em modelo online. O novo ciclo de palestras destina-se ao público em geral que poderá assistir em sua casa. Esta iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Centro dirigido é coordenada pelo professor Carlos Fiolhais, professor de Física, com a participação de António Piedade, Bioquímico e Comunicador de Ciência. Todas as palestras terão o seu início pelas 18h00 e os links para poder assistir serão divulgados oportunamente aqui.

Esta é a quinta temporada deste ciclo “Ciência às Seis!” que já trouxe a Coimbra várias dezenas de notáveis cientistas e divulgadores de ciência portugueses, envolvendo activamente cerca de quatro mil espectadores.

Com a edição deste ano lectivo de 2020 / 2021, constituída por 13 palestras, pretende-se dar a conhecer aos interessados o estado actual do conhecimento científico e cultural em diversas áreas da ciência e da cultura  como a Matemática, a Astronomia, a Física,  a Biologia, a Geologia, a Engenharia, a Comunicação de Ciência, a História da Ciência, a Sociologia,  a Literatura e  a Arte, numa perspectiva interdisciplinar. É um convite a uma viagem pela diversidade do conhecimento científico.

De entre os palestrantes, convidados pelo RÓMULO, encontram-se cientistas reconhecidos nacional e internacionalmente pela sua investigação científica, que são também destacados comunicadores da sua ciência.

Ao longo do ciclo, serão apresentados, numa linguagem acessível a todos, os desafios com que se deparam os cientistas das áreas atrás indicadas e destacados os contributos para o nosso dia-a-dia que resultam do avanço do conhecimento científico.  O papel da ciência na sociedade também será discutido, com particular ênfase sobre as pseudociências que inundam as redes sociais.

Indicamos a seguir a data de cada uma destas palestras, o título e nome do respectivo palestrante:


2020

- 12 de Outubro – “Lá se fazem, cá se pagam? Estórias de bactérias que se tornaram resistentes aos antibióticos…”,  por Célia Manaia, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.

-  20 de Outubro – “Apresentações orais: boas e más práticas”, por Luís Adriano Oliveira do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

- 21 de Outubro – “História Global de Portugal”, por José Eduardo Franco, da Universidade Aberta e investigador do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, José Pedro Paiva, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Carlos Fiolhais, Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Director do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra,

- 27 de Outubro – “Jornalistas, cientistas e factos alternativos”, por José Vítor Malheiros, Jornalista de Ciência.

-   3 de Novembro – “Química industrial: Baekeland e Carothers”, por Raquel Gonçalves-Maia, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

- 10 de Novembro – “Modelos: o seu lugar na relação Ciência e Arte”, por Olga Pombo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

- 18 de Novembro – “Movimentos estudantis em Coimbra: entre 1969 e 1974”, por João Gouveia Monteiro, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Director da Biblioteca Geral da mesma Universidade, e Rui Bebiano, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais desta Universidade.

- 24 de Novembro – DIA DO RÒMULO - “Os Dinossauros de Carenque”, por António Galopim de Carvalho, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – às 16 horas     

“Apanhados pelo vírus: factos e mitos na pandemia de COVID-19”, por David Marçal, Comunicador de Ciência- às 18 horas

- 15 de Dezembro – “ O prémio Nobel da Física 2020”, por Carlos Fiolhais, Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra .

 

2021

 - 5 de Janeiro – “Sociologia das cidades”, por Carlos Fortuna, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.  

12 de Janeiro – “Ciência e banda desenhada” – por João Ramalho-Santos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

- 19 de Janeiro – “A ciência em Eçã de Queiroz”, por Helena Santana, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 


Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...