terça-feira, 12 de maio de 2020

NÃO SEJA BURRO



Crónica de Santana-Maia Leonardo publicada nas Beiras no recente Dia Internacional do Burro:


 Até Otelo Saraiva da Carvalho já tem saudades “de um homem com a inteligência e a honestidade de Salazar” [ao DN em 2011] capaz de sacar Portugal do atoleiro de corrupção em que a nossa democracia o mergulhou. A história de Portugal é uma ditadura contínua com alguns intervalos de selvajaria absoluta, a que se convencionou chamar “democracia”, para que o povo volte a ganhar saudades de ser governado por um ditador.

Ora, o que nós precisamos não é de um homem com a inteligência e a honestidade de Salazar, mas de cidadãos que valorizem a honestidade e a inteligência, sem complexos, amem a liberdade, o que significa ser responsável, e cultivem o respeito pelos outros e pela diversidade. Ditadores e pastores é precisamente aquilo que nós não precisamos, sejam eles inteligentes ou estúpidos. É precisamente aqui que reside a diferença entre o Homem e a ovelha: enquanto a ovelha procura um pastor que a guie, o Homem busca a Liberdade. “Ser homem é ser livre. Tornarmo-nos verdadeiros homens, esse é o sentido da História.” (Jaspers)

E já vai sendo tempo de os portugueses tirarem as palas dos olhos e deixarem de tirar água à nora. Quase 50 anos depois do 25 de Abril, a esmagadora maioria dos portugueses continua amarrada à nora e a ver o mundo a preto e branco: direita/esquerda, Benfica/ Sporting, comunistas/fascistas, Norte/Sul. Não admira, por isso, que os portugueses vão sempre parar ao mesmo sítio. É esse o destino do burro que tira água à nora. Por amor de Deus, deixem de ser burros! Abram os olhos!

O mundo é a cores e a sua beleza reside precisamente na sua diversidade. Como disse Laborinho Lúcio, «na complexidade da vida não sou o preto ou o branco, sou preto, branco, amarelo, verde e, no momento de escolher, vou buscar a cor que naquele momento se impõe.»

Ao contrário da esmagadora maioria dos portugueses que conheço, não tenho nenhum brinco de identificação na orelha, que me tivesse sido posto à nascença ou na infância, fosse ele do Benfica, do Sporting, dos Católicos ou da Mocidade Portuguesa. Eu não nasci ovelha de nenhum rebanho: seja clube, partido ou religião. Nasci livre. “Ser livre não é um dote, é um dom”, como escreveu Miguel Torga. Todas as minhas escolhas são racionais. Só estou vinculado à minha consciência. E se gosto de participar em debates acesos em que defendo com entusiasmo as minhas convicções, o meu principal objectivo não é convencer o oponente da minha razão, mas desafiá-lo a convencer-me de que eu estou errado. E, se me convencer, eu mudo de opinião de imediato.

Como dizia André Gide, “confia nos que procuram a verdade mas desconfia daqueles que a encontram”. Por isso, enfrento de peito aberto e olhos nos olhos qualquer exército por maior que ele seja. E quando socialistas, benfiquistas ou qualquer outra maioria esmagadora (se vivesse na Madeira ou em Viseu, o PSD; se vivesse no Porto, o FCP) me tenta atemorizar com o grande número dos seus adeptos e o seu poder de fogo, dizendo-me que as flechas que vão lançar sobre mim são tantas que vão encobrir o Sol, eu respondo-lhes como Leónidas respondeu ao mensageiro de Xerxes no desfiladeiro das Termópilas: “Melhor, combaterei à sombra.”

Santana-Maia Leonardo 

1 comentário:

SherLock disse...

"Confia nos que procuram a verdade mas desconfia daqueles que a encontram." Cá está. A esta ideia está subjacente a verdadeira verdade: tudo é mentira. Desconfia desta também.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...