sábado, 29 de fevereiro de 2020

Escolarizando (de um certo modo) o mundo

“(Se) educar é necessário, (toda) a educação é legítima, 
é sempre para o «bem» do educando
[trata-se de] um raciocínio falacioso, 
porque não distingue entre necessidade e legitimidade."

A. Reis Monteiro in Educação e deontologia. Lisboa: Escolar Editora, 2004.



A ideia de que "mais educação escolar é melhor do que menos educação escolar", muito enraizada na sociedade, pode, em certas circunstâncias, ser profundamente errada, na medida em que submete a legitimidade à necessidade de educar. Se é necessário educar o ser humano, não é legítimo que a escola eduque fora dos estritos parâmetros do que é certo.

O documentário Escolarizando o mundo, de Carol Black, coloca essa ideia em debate. A educação forçada pelos governos, submetida a ideologias de Estado ou outras, que persegue objectivos alheios àqueles que são legítimos (a formação de pessoas), não pode ser aceite.

Com dez anos, este filme é de grande actualidade: no século XIX, os EUA obrigaram crianças nativas americanas a entrar em internatos para lhes incutir o "espírito americano" (no que foram acompanhados por uma multiplicidade de países que fizeram, e fazem, algo semelhante com propósitos análogos); hoje o filantropismo constrói, à escala do planeta, escolas em meios onde a escolarização não tinha chegado ou onde identifica problemas. Os "projectos de ajuda", em vez de prestarem atenção à cultura local, no que ela tem de mais valioso, impõem princípios que se afirmam inequivocamente válidos em termos de "desenvolvimento global", com vista à superação da pobreza e a alcançar-se uma "vida melhor".

O filme questiona, precisamente, as noções de riqueza e pobreza, de conhecimento e ignorância a partir da perspectiva de quem tem poder para determinar a economia e, por acréscimo, as políticas educativas. Alerta, de modo muito incisivo, para o caminho da uniformização dessas políticas, que, de resto, se vê reforçada neste início de década.


1 comentário:

Socorro, a minha mulher tem um blog disse...

Muito interessante e a merecer divulgação. Parabéns pelo blog♥️

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...