segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O QUE PORTUGAL PRECISA DE MELHORAR EM 2020?

O DN perguntou-me e eu respondi:

DN- O que é que Portugal precisa de melhorar em 2020?

CF- Deixo para outros os desejos de melhoria na saúde, na justiça e na regionalização, três dos grandes problemas nacionais:  precisamos como é óbvio de mais rápida administração da justiça, de acesso mais fácil a cuidados de saúde e de mais equilibrada ocupação do território.

E escolho três questões mais a montante, talvez menos óbvias, cuja resolução ajudaria decerto a que os outros problemas fossem solucionados. Portugal tem de melhorar a educação, a ciência e a cultura. Por uma herança pesada, somos o país europeu com pessoas menos qualificadas: a maioria (50,2%) da população activa não tem tem o ensino secundário. Precisamos não só de continuar a combater o abandono escolar no básico e secundário, mas também de formar mais gente no ensino superior
(entre os 30 e 34 anos só temos 33,5% com o ensino superior) e tratar a sério da educação de adultos (ainda há 5,2% de analfabetos). A ciência cresceu mas não o suficiente: investimos 1,4% do PIB, quando a média europeia é 2,1%. O emprego científico, que é a parcela  que devia absorver mais investimento, continua incipiente, vendo-se muitos jovens obrigados a procurar emprego lá fora. Finalmente, a cultura é uma miragem: muito pouco se poderá fazer com os 0,55% do Orçamento de Estado para 2020, o que inclui  a RTP (cerca de metade). património, as artes e as bibliotecas continuarão portante miseravelmente destapadas.

Se me perguntarem de onde deve vir a cobertura pois respondo: deixem de alimentar bancos falidos com o dinheiro dos contribuintes: os pagamentos em 2020 ao BPN e ao Novo Banco, por cima dos que já foram feitos ao longo da década, são escandalosos.

Carlos Fiolhais

(Professor de Física da Universidade de Coimbra)

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...