segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

MÚSICA E EQUAÇÕES MATEMÁTICAS - CONFERÊNCIA DE NATAL DO RÓMULO EM COIMBRA



Música e matemática na Conferência de Natal do RÓMULO

Realiza-se na terça-feira, dia 17 de Dezembro, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no Departamento de Física da FCTUC, uma conferência especial de Natal  intitulada "Música e equações matemáticas," onde estarão justas as “duas cculturas”. Será conferencista Luís Adriano Oliveira, Professor Catedrático Convidado de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). No final, e com a moderação de Carlos Fiolhais, Director do RÓMULO, a audiência poderá conversar com o palestrante.
O evento destina-se a todo o público e especialmente ao de se interroga sobre a relação das artes com as ciências. A entrada é livre.

RESUMO:

À semelhança da literatura escrita, a matemática é uma forma de comunicação.
Particularmente estruturada, a linguagem matemática veicula representações teóricas da vida real, física, permitindo descrever esta última com elevado rigor, e formular previsões de comportamentos que a natureza nos reserva para futuro mais ou menos próximo.
Concretamente, uma equação matemática estabelece a relação existente entre os seus dois membros, cada um formado por um ou mais termos. Dito de outro modo, uma equação “fala” e, mais do que isso, tem muito a dizer!
Pode, então, colocar-se a questão: “Será de esperar que uma equação, para além do inerente conteúdo matemático, encerre em si elementos de natureza musical e/ou poética?” A palestra que aqui se propõe avança uma resposta para esta interrogação.
Numa apresentação repleta de efeitos sonoros, o autor demonstra a sua tese através de um exercício de correlação entre as equações de Navier-Stokes e o trecho musical “Moldava”, do compositor checo Bedrich Smetana (1824-1884).


BIOGRAFIA SUMÁRIA:

Luís Adriano Oliveira é Professor Catedrático desde 2000 no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Aposentado desde Janeiro de 2014, é actualmente Professor Catedrático Convidado (pro bono), na mesma instituição. Licenciado em Engenharia Mecânica pela FCTUC, em 1975. “Diplôme d’Études Approfondies” (D.E.A.) pela “Faculté des Sciences de l’Université de Poitiers” (França), em 1978. “Docteur Ingénieur” (D.I.) pela “Faculté des Sciences de l’Université de Poitiers”, em 1981. Doutoramento (Especialidade: Aerodinâmica) pela Universidade de Coimbra, em 1986. Agregação (Especialidade: Aerodinâmica) pela Universidade de Coimbra, em 1998.

As suas principais áreas de interesse (âmbitos fundamental e aplicado): Metodologia da Investigação; Ética na Investigação Científica; Mecânica dos Fluidos; Cálculo Numérico de Escoamentos com Transferência de Calor e Massa; Dispersão de Partículas em Escoamentos. É autor de diversas publicações científicas e supervisor de vários trabalhos de Doutoramento e de Mestrado nas áreas: Mecânica dos Fluidos Computacional; Aerodinâmica; Transporte de Partículas em Escoamentos; Incêndios Florestais.

Livros publicados:
L. A. Oliveira (2018) – “Escrita Científica: da Folha em Branco à Versão Final”. LIDEL
L. A. Oliveira & A. G. Lopes (2016) – “Mecânica dos Fluidos” (5ª ed.). LIDEL
L. A. Oliveira & A. G. Lopes (2016) – “Mecânica dos Fluidos – Fundamentos de Física e Matemática”. LIDEL L. A. Oliveira (2014) – “Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia” (3a ed.). LIDEL
L. A. Oliveira (2013) – “Ética em Investigação Científica”. LIDEL

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                     Maria Manuela Serra e Silva
                     Telefone – 239 410 699
                     E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                     Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773




Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...