quinta-feira, 7 de novembro de 2019

COIMBRA E O FUTURO







ARTUR SANTOS SILVA FALA SOBRE COIMBRA NO RÓMULO

Coimbra é uma cidade com enorme passado, mas sobre cujo futuro suscita grandes interrogações. No próximo dia 11 de Novembro, segunda-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, Artur Santos Silva, falará sobre “Coimbra, a região e o futuro”, partindo do livro com o mesmo título da autoria de Hélder Rodrigues, que estará presente para diálogo. Moderará  esse diálogo, que estará aberto ao público, o director do Centro, Carlos Fiolhais  
A sessão, destinada ao público em geral, é de entrada livre.

Nota biográfica de Artur Santos Silva

Artur Santos Silva nasceu em 1941, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e, em 1985, frequentou o Stanford Executive Program na Stanford University (EUA). É doutorado Honoris Causa pela Universidades do Porto e Nova de Lisboa.
Iniciou a sua carreira na banca em 1968, como diretor do Banco Português do Atlântico, e, em 1981, fundou o Banco BPI, presidindo ao seu Conselho de Administração desde 2004 até 2017 sendo, desde então, seu Presidente Honorário.
Foi Secretário de Estado do Tesouro (1975/76) e Vice-Governador do Banco de Portugal (1977/78).
Foi membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves e exerceu o cargo de Presidente do Conselho Administrativo da Porto – Capital Europeia da Cultura 2001.
Presidiu ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra (2009/2012) e à COTEC, o consórcio de empresas inovadoras (2006/2009).
Foi administrador não-executivo (2002-2012) e Presidente do Conselho de Administração (2012-2017) da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em Maio de 2017 foi cooptado para o Conselho de Curadores (“Patronato”) da Fundação La Caixa.
É, desde outubro de 2017, Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto.
É presidente do Conselho Fiscal da Fundação Mário Soares, do Conselho Fiscal do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende e do Conselho de Fundadores da Casa da Música. É membro do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, do Conselho Geral da Fundação Gomes Teixeira (Univ. Porto), do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e integra o Conselho Geral da Porto Business School (PBS).
Foi agraciado por diversos governos de diferentes países, destacando-se a Ordem de Mérito Nacional da República Francesa; a Ordem de Mérito Civil da República Portuguesa; a Ordem de Mérito Civil pelo Reino de Espanha; a Grande Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pela República Portuguesa e a Ordem de Cavaleiro da Legião de Honra pela República Francesa e ainda com a Medalha de Honra da Cidade do Porto.

Para mais informações:

RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                     Maria Manuela Serra e Silva
                     Telefone – 239 410 699
                     E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                     Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...