domingo, 17 de novembro de 2019

A EUROPA NÃO É UM PAÍS ESTRANGEIRO


No próximo dia 18 de Novembro, segunda-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, José Tavares, Professor da Nova SBE, Universidade Nova de Lisboa, especialista em Economia Política, e Rui Bebiano, Professor de História Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, estarão em diálogo na apresentação do livro do primeiro A Europa Não É Um País Estrangeiro, saído há pouco na Fundação Francisco Manuel dos santos, a que se seguirá um debate sobre a Europa com o público com moderação de Carlos Fiolhais, director do RÓMULO.

Sinopse de A Europa Não É Um País Estrangeiro. O livro é uma abordagem original e coerente às várias declinações da ideia de Europa. Trata-se de uma viagem pelos símbolos, palavras, factos e memórias imperfeitas do continente, desde as suas fronteiras e geografia, história e conflitos, até à liberdade, prosperidade, imperialismo e imagem do "outro", passando pela sua curiosa relação com a sua mais óbvia descendência, os Estados Unidos da América.

Biografia de José Tavares. Doutorou-se em Economia na Universidade de Harvard, onde se especializou em Economia Política, e é professor na Nova School of Business and Economics e Research Fellow no Centre for Economic Policy Research, de Londres. Desenvolveu a sua investigação na área do Crescimento Económico, Comércio Internacional, e Economia Política. Autor de estudos para diferentes organizações, incluindo o World Bank, o International Monetary Fund, e o Asian Development Bank. Os seus trabalhos de investigação foram comentados na revista Time e nos jornais New York Times, Handelsblatt, e La Repubblica, entre outros. Co-organizou, com Francesco Caselli e Mário Centeno, o volume After The Crisis: Reform, Recovery, and Growth in Europe, publicado na Oxford University Press.
Tem também uma obra literária.

Biografia de Rui Bebiano, É historiador, professor de História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. É, desde 2011, diretor do Centro de Documentação 25 de Abril. Tem dirigido cadeiras, cursos e seminários sobre história política e cultural moderna e contemporânea. Tem publicado artigos académicos e de opinião, crónicas, recensões e ensaios distribuídos por jornais, revistas, dicionários, catálogos, etc. Publicou nos anos 80  "D. João V. Poder e Espetáculo". Em 1997 doutorou-se com a tese - "A Pena de Marte. Discurso da guerra em Portugal e na Europa entre os séculos XVI e XVIII" - que ganhou  o Prémio de Defesa Nacional. Foi colaborador da 'História de Portugal' e da 'História Militar de Portugal', editadas pelo Círculo de Leitores. Dedicou-se a temas de cibercultura e de história da leitura, tendo, entre 1996 e 2002, coordenado uma das primeiras publicações eletrónicas do espaço lusófono. Lançou em 2001 "Folhas Voláteis", o primeiro volume de crónicas editadas na Internet. Entre 2005 e 2015 foi colaborador regular da LER. Trabalha em temas de história cultural e política, em particular no campo da história das ideias, das utopias e das práticas de exclusão e silenciamento. Publicou "O Poder da Imaginação. Juventude, Rebeldia e Resistência nos Anos 60,"  “Anos Inquietos. Vozes do Movimento Estudantil em Coimbra (1961-1974)" (com Manuela Cruzeiro) e "Do Ativismo à Indiferença. Movimentos Estudantis em Coimbra" (com Elísio Estanque),  "Outubro", sobre o imaginário e o impacto da Revolução de 1917, e "Tony Judt - historiador e intelectual público", sobre a obra e a vida do historiador britânico. É membro do conselho de redação ou consultor de diversas publicações académicas e orientador de mais de cem teses de mestrado e doutoramento.

A entrada é livre. Para mais informações:
RÓMULO –  Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                      Maria Manuela Serra e Silva
                      Telefone – 239 410 699
                      E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                        Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...