segunda-feira, 28 de outubro de 2019

«Uma escola de todos, com todos, para todos – liberdade de educação»

Informação recebida dos organizadores. A apresentação do livro será  no dia 2 de dezembro de 2019, segunda-feira, pelas 16 horas, no Auditório da Quinta do Bom Pastor, na Estrada da Buraca, em Lisboa: 

 O livro «Uma escola de todos, com todos, para todos – liberdade de educação» constará de 28 textos de 25 autores – Alexandre Homem Cristo, António Sarmento, Carlos Fiolhais, Cristina e João Serrano, Eugénio Viassa Monteiro, Fernando Adão da Fonseca, Helena Matos, João Carlos Espada, João César das Neves, Joaquim Azevedo, Jorge Cotovio, José Afonso Batista, José Manuel Fernandes, José Manuel Silva, José Miguel Júdice, José Miguel Sardica, Mário Pinto, Miguel Copetto, Nuno Brás (D.), José Manuel Martins Lopes (P.), Paulo Simões Lopes, Pedro Vicente, Querubim Silva (P.) e Rodrigo Queirós e Melo –, quase todos eles publicados em periódicos, nos últimos 4 anos. Irão surgir por ordem cronológica, à exceção do último, por ser mais extenso.

Além destes 28 artigos de opinião, haverá um primeiro texto enquadrador, escrito pelo presidente da APEC, Diácono Fernando Magalhães, o prefácio, escrito pelo General António Ramalho Eanes, ex Presidente da República, um texto do Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), D. António Moiteiro, um texto da Presidente da Federação Nacional das Associações de Pais de Alunos do Ensino Católico (FNAPEC), Cristina Agreira, e uma mensagem apostólica. O Posfácio é escrito por António Pedro Barbas Homem.

A coordenação da obra é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) e a edição pertencerá ao Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) – uma estrutura da CEECDF.

Prevemos uma tiragem suficiente para oferecer aos autores, ao episcopado, aos diretores das escolas católicas, aos governantes, a deputados, autarcas e outros políticos, e a personalidades de relevo nacional. Também prevemos a publicação da obra em formato digital. Cada texto terá o título, a identificação do autor e uma foto. Na contracapa haverá uma nuvem de palavras do conjunto dos 34 textos.

Para a apresentação do livro, teremos um painel constituído por D. António Moiteiro, Diác. Fernando Magalhães, António Pedro Barbas Homem e outra personalidade que ainda não nos confirmou, moderado por Graça Franco, diretora de informação da RR.

Além da presença dos autores e de outros colaboradores da obra, formulamos convites ao Presidente da República, governantes, políticos e outras personalidades.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...