sexta-feira, 11 de outubro de 2019

MEU CURSO DE HISTÒRIA DA CIÊNCIA EM OEIRAS É JÀ NESTE FIM DE SEMANA

CURSO LIVRE
A História da Ciência em Portugal
12 e 13 de outubro de 2019 (sábado e domingo)
10h30-13h00 /15h00-18h00
Por Carlos Fiolhais

A evolução das ciências em Portugal enquadrou-se naturalmente na evolução das ciências no mundo. Com períodos de luz e de sombra, sobressai o século XVI e, embora em menor escala, o século XVIII. Faz-se uma síntese da história da ciência em Portugal desde a fundação da Universidade de Coimbra, que primeiro esteve em Lisboa, até à entrada de Portugal na União Europeia (com o enorme crescimento da investigação científica entre nós), passando pela notável época dos Descobrimentos, que precedeu a Revolução Científica, pela ação pedagógico-científica dos Jesuítas que ajudaram a levar a Revolução Científica ao oriente, pela Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra (obra do Marquês de Pombal) que modernizou o ensino, pela ciência cultivada na Escola Politécnica de Lisboa e na Academia Politécnica do Porto, e pela ciência durante a Primeira República após o aparecimento das Universidades de Lisboa e Porto, e pelas dificuldades sofridas pela ciência durante o Estado Novo. Dá-se destaque à evolução da medicina e da farmácia, incluindo a ação desenvolvida nas escolas superiores de Coimbra, Lisboa e Porto assim como nos maiores hospitais. Foca-se, em particular, a receção entre nós das obras de grandes figuras da ciência como Galileu, Newton, Lavoisier, Darwin e Einstein.

Conceção e realização
Carlos Fiolhais
Doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, em 1982,é professor de Física na Universidade de Coimbra, foi diretor da Biblioteca Geral daquela Universidade, dirigiu a área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos e é diretor do Rómulo - centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. É autor de numerosos livros pedagógicos e de divulgação científica, como Física Divertida e Nova Física Divertida (Gradiva) e ainda do livro História da Ciência em Portugal (Arranha-Céus) onde está vertido o conteúdo deste curso. Recebeu vários prémios e distinções, as últimas das quais foram o Grande Prémio Ciência Viva - Montepio (2017) pela sua carreira na divulgação da ciência e o Prémio José Mariano Gago da Sociedade Portuguesa de Autores pela coordenação, com José Eduardo Franco, da coleção "Obras pioneiras da Cultura portuguesa" (2018).

12 de outubro (sábado)
10h30 às 13h30
A universidade medieval, o papa português e os Descobrimentos.
A receção de Galileu: A Revolução Científica e o papel dos jesuítas na sua difusão no Oriente.
15h00 às 18h00
Os Oratorianos, os Estrangeirados e o “terramoto” pombalino.


13 de outubro (domingo)
10h30 às 13h30
O liberalismo e as Escolas Politécnicas e Médico-Cirúrgicas.
As ciências da vida e a receção de Darwin. As ciências da Terra e do Espaço e a receção de Einstein.
15h00 às 18h00
A Medicina e o único Nobel português. O Estado Novo e a Ciência. O 25 de Abril.

________________________________________________________________
Destinatários - Jovens (maiores de 15 anos) e adultos
LOCAL DAS SESSÕES
Palácio Marquês de Pombal, Largo Marquês de Pombal, Oeiras

INFORMAÇÕES  
servicoeducativo.palacio@cm-oeiras.pt ,  Loja do Palácio Marquês de Pombal (3ª. Feira a sábado, das10h00 às 18h00). tel. 214430799  e www.cm-oeiras.pt.

VALOR DE INGRESSO - 20,00€
LOCAIS DE VENDA DE INGRESSO - Loja do Palácio Marquês de Pombal (214 430 799), Centro Cultural Palácio do Egipto, Oeiras (214 408 781), Loja da Fábrica da Pólvora de Barcarena (210 977 420) e Palácio Anjos, Algés (21 411 14 00)
Ticketline (Sede): 2ª a 6ª Feira, das 11H00 às 20H00; Sábados, das 13H00 às 20H00;
www.ticketline.sapo.pt, Fnac, Worten, El Corte Inglés , C. C. Dolce Vita, Casino Lisboa, Galerias Campo Pequeno, Ag. Abreu, A.B.E.P., MMM Ticket e C. c. Mundicenter, Fórum Aveiro, U-Ticketline, C.C.B, Time Out Mercado da Ribeira, Shopping Cidade do Porto, Lojas NOTE, SuperCor – Supermercados e ASK ME Lisboa.


Inscrição condicionada à lotação prevista.

Sem comentários:

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...