domingo, 22 de setembro de 2019

MAGALHÃES NA NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES EM COIMBRA


                                       
      Noite Europeia dos Investigadores 2019

                             Fernão de Magalhães: a primeira volta ao globo
     27 | SETEMBRO | 2019

Na próxima sexta-feira, dia 27 de Setembro, vai decorrer por toda a Europa, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI). Esta iniciativa visa aproximar cientistas e público num convívio informal, lúdico e educativo. A troca de ideias e experiências que esta iniciativa proporciona contribui para o esclarecimento do que é ser investigador, do que é a ciência e do papel que descobertas antigas têm na sociedade actual.
Integrado nesta iniciativa internacional, o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, moderno centro de recursos de divulgação e educação científica da rede Ciência Viva, organiza, tal como nos anos anteriores, das 21h30 às 23h00, um debate  nas suas instalações no rés-do-chão do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. O tema deste ano será “Fernão de Magalhães: a primeira volta ao globo”, procurando assinalar os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação (a partida de San Lúcar de Barrameda foi a 20 de Setembro de 1519).  Para este debate, o RÓMULO convidou alguns  especialistas  bem conhecidos  da área da História da Ciência. Os convidados são
António Costa Canas (Escola Naval, Lisboa)
Carlota Simões (Universidade de Coimbra, Dep. de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia)
Teresa Nobre Carvalho (Universidade Nova de Lisboa; Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas)

A sessão será moderada por Carlos Fiolhais, físico e director do RÓMULO.

Com entrada livre, e num ambiente único, a sessão é aberta ao público em geral e, em especial, aos mais interessados pela cultura e património que poderão estabelecer diálogo com os convidados, num ambiente informal que já é habitual neste dia. Na Universidade de Coimbra e em toda a Europa será um dia de ciência para toda a gente. Celebraremos, a propósito de Magalhães, a exploração e a descoberta.

BIOGRAFIAS
António Costa Canas é oficial da Marinha, sendo actualmente diretor do Museu de Marinha. Licenciado pela Escola Naval, em 1990, em Ciências Militares Navais, Ramo de Marinha. Licenciado em História, em 1998, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, em 2005, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem uma pós-graduação em História e Filosofia das Ciências, em 2006, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutor em História, especialidade de Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, pela Universidade de Lisboa, em 2012. Membro do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, do Centro de Investigação Naval e da Direção do Seminário Nacional de História da Matemática. Secretário do International Committee for the History of Nautical Science. Alguns livros publicados: Naufrágios e longitude, Lisboa, Comissão Cultural de Marinha, 2003. Os Submarinos em Portugal, Lisboa, Prefácio, 2009. A Matemática no tempo de Mestre José Vizinho, Lisboa, Gradiva, 2009.

Carlota Simões é doutorada em Matemática pela Universidade de Twente, nos Países Baixos, é professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É autora de Descobre a Matemática e de Descobre o Som, obras de divulgação da matemática. Foi também co-autora de História da Ciência Luso-BrasileiraHistória da Ciência na Universidade de Coimbra e Portugueses na Austrália. Foi Directora do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu ampla actividade, e fez parte da equipa do projeto História da Ciência na mesma Universidade. Em 2016, no Dia Internacional da Mulher, foi homenageada pelo Ciência Viva.

Teresa Nobre de Carvalho pertence ao Centro de Humanidades da FCSH/UNL. Fez doutoramento em História e Filosofia das Ciências na Universidade de Lisboa sobre “O mundo natural da Ásia aos olhos do Ocidente.”  Deu aulas na Universidade Aberta e no Instituto Superior de Agronomia sobre temas de biologia vegetal.  Algumas publicações: “As flores do Imperador. Do bolbo ao tapete”, (Fundação Gulbenkian, 2018), “Os desafios de Garcia de Orta. Colóquios dos Simples e Drogas da Índia”. (Esfera do Caos, 2015).

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                     Maria Manuela Serra e Silva
                     Telefone – 239 410 699
                     E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                     Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773

Sem comentários:

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...