quinta-feira, 26 de setembro de 2019

MAGALHÃES CELEBRADO NA NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES EM COIMBRA




Na próxima Sexta-feira, dia 27 de Setembro, vai decorrer por toda a Europa, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI). Esta iniciativa visa aproximar cientistas e público num convívio informal, lúdico e educativo. A troca de ideias e experiências que esta iniciativa proporciona contribui para o esclarecimento do que é ser investigador, do que é a ciência e do papel que descobertas antigas têm na sociedade actual.
Integrado nesta iniciativa internacional, o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, organiza, tal como nos anos anteriores, das 21h30 às 23h00, um debate com o tema "Fernão de Magalhães: a primeira volta ao Globo", procurando assinalar os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação (a partida de San Lúcar de Barrameda foi a 20 de Setembro de 1519).  
Para este debate, o RÓMULO convidou alguns especialistas bem conhecidos da área da História da Ciência: 
António Costa Canas | Escola Naval, Lisboa
Carlota Simões | Universidade de Coimbra - Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia
Teresa Nobre Carvalho | Universidade Nova de Lisboa - Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

A sessão será moderada por Carlos Fiolhais, físico e director do RÓMULO.

Com entrada livre, e num ambiente único, a sessão é aberta ao público em geral e, em especial, aos mais interessados pela cultura e património que poderão estabelecer diálogo com os convidados, num ambiente informal que já é habitual neste dia. Na Universidade de Coimbra e em toda a Europa será um dia de ciência para toda a gente. Celebraremos, a propósito de Magalhães, a exploração e a descoberta!


Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...