quarta-feira, 3 de julho de 2019

DIÁLOGOS ASTRONÓMICOS – 50 ANOS DA PRIMEIRA PEGADA HUMANA NA LUA






Na próxima 4ª feira, dia 10 de Julho de 2019, pelas 18h00, vai ocorrer no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a mui interessante e oportuna palestra " Diálogos Astronómicos – 50 anos da primeira pegada Humana na Lua", por Miguel Gonçalves, comunicador de Ciência, ex-coordenador nacional da Sociedade Planetária, autor da popular rúbrica "A Última Fronteira" da RTP.



Esta palestra integra-se no ciclo "Ciência às Seis - Terceira temporada", coordenado por António Piedade, Bioquímico, escritor e Divulgador de Ciência.

Sinopse da palestra:
"A chegada da missão Apollo 11 à Lua a 20 de Julho de 1969 foi um dos marcos do século XX e que, pela primeira vez, levou a Humanidade para além do seu lar natal. Passados 50 anos, hoje reconhecemos que nunca fomos tão longe e pelos motivos errados, mas, independentemente dos mesmos, a arquitectura e contextos de tal façanha e seus efeitos no nosso quotidiano são ainda difíceis (mas não invisíveis) de equacionar. As estórias fundem-se com a História e foi tudo muito mais do que um evento localizado no tempo e no(s) espaço(s). Quem foram as personagens principais desta peça? E que mitos revestem esta aventura? E para quando um regresso à Lua? E isso é realmente interessante e fundamental?" 

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em geral
Link para este evento no facebook

5 comentários:

Anónimo disse...

Como podemos ter a certeza que o homem foi à lua?
Época dificil esta em que vivemos... e temos que confiar que assim foi (duvidar seria loucura). E como será o sentimento daqueles que nos fazem crer que assim foi, eles próprios sem a certeza, com duvidas.

Anónimo disse...

Há espelhos na Lua que foram lá colocados por pessoas, que ajudam a medir a distância ao nosso satélite. Pense em visitar um dos telescópios que medem esta distância.

Ao contrário dos conspiradores, não há aqui "fé" nenhuma. Há provas mais que suficientes para ninguém no seu perfeito juízo duvidar que o Homem foi à Lua.

Anónimo disse...

Caro anónimo, o senhor disse tudo, imagine lá os ditos espelhos sendo bombardeados... Pois que a lua não tem uma atmosfera como a terra.

Anónimo disse...

Não entendo o que a Lua ter ou não atmosfera tem a ver com os espelhos, mas pronto.

Anónimo disse...

Se tem espelhos na lua! então já está mais que provado. Até o Goucha e a Cristina sabem que o homem lá esteve, com ou sem espelhos. E já agora o que é que isso importa ao Tuga.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...