terça-feira, 2 de julho de 2019

COIMBRA MALTRATADA



Tenho percorrido o país a convite de vários municípios para falar de ciência e de cultura. E há uma coisa que me tem repetidamente impressionado: o cuidado com que as várias cidades são tratadas, em especial os seus centros históricos, cuidado que é documentado pelos espaços ajardinados. As flores  convidam-nos a permanecer no espaço público. As paredes estão isentas de grafitti, o lixo não anda pelo chão, o trânsito não é opressivo.

 Quando regresso, o meu olhar sente-se incomodado com o nítido contraste. As pessoas que deviam tratar de Coimbra não têm cumprido a sua obrigação. A separação entre  cidade e  universidade não tem ajudado, pois as duas parecem apostadas em ver quem mais maltrata o seu terreno. Na Alta, a Rua Larga transformou-se num parque de autocarros. Os turistas não encontram nem informação capaz nem restauração decente. Na Baixa, ignorada pelo turismo, paira o espectro das ruínas do Metro Mondego. A imagem geral é de desleixo, com uma rua inefável apesar de ser Património Mundial.

Até quando? Bem, até que, numa nova solução política, a cidade passe a ser bem tratada, como a maior parte das suas congéneres, restituindo aos seus cidadãos um orgulho de cidade que hoje infelizmente está ausente.

2 comentários:

Anónimo disse...

A descrições visuais e textuais sobre os tratos de polé infligidos à inefável cidade de Coimbra, pelas autoridades civis e militares, falam por si!
De cá de cima, parece-me que na baixa de Coimbra há falta de gente com cabedal! No Porto, é igual!

APS disse...

Tem absoluta razão.
Coimbra é a minha cidade natal e estive lá, há dias, durante uma semana.
Colhi decepção e vergonha, de que me fiz eco no meu blogue.
De louvar, tenho apenas de referir o atendimento profissional e competente nas bibliotecas universitárias e a maravilha que está o museu Machado de Castro.
De pior, a infecta decadência do parque imobiliário no centro histórico.
Será que não existe sociedade civil conimbricense?

Cumprimentos,

Alberto Soares

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...