quinta-feira, 30 de maio de 2019

TERCEIRA CONFERÊNCIA: “O currículo na era das tecnologias digitais. Paradoxos e desafios"


À semelhança de muitos outros países, Portugal está a implementar, desde 2016/2017 uma nova reforma do ensino básico e secundário (“Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular”), a qual suscita diversas questões a que investigadores e educadores não podem deixar de dar atenção. 

Para proporcionar uma reflexão sobre algumas dessas questões, organizou-se um ciclo de cinco conferências com o título “O currículo escolar na contemporaneidade: Identificação e discussão de algumas das suas bases”, que a realizar neste mês de Maio e no próximo mês de Junho, numa colaboração entre o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada. 

TERCEIRA CONFERÊNCIA

Título: O currículo na era das tecnologias digitais. Paradoxo(s) e desafio(s) educativo(s)

Conferencista: Assumpta Coimbra (Membro integrado do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto no grupo “Philosophy and Public Space”)

Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Anfiteatro do Edifício 1 

Data: 1 de Junho de 2019, das 10h00 às 12h30

Resumo: Na “narrativa curricular” da “Educação para o Futuro”/ ”Educação para do Século XXI”, as novas tecnologias de informação e da comunicação ocupam um lugar de destaque como suporte de ensino e de aprendizagem. Partindo do pressuposto que os alunos nascidos na transição de século e já neste século aprendem e relacionam-se de modo diferente dos de gerações anteriores, a adopção dessas tecnologias terá vantagens na reorganiza-ção do funcionamento da escola e da sala de aula. Implica, nomeadamente, uma revisão das objectivos e conteúdos curriculares, bem como dos métodos pedagógicos e das funções dos professores e dos alunos. Esta conferência incide numa reflexão sobre o digital e, incidindo nas transmutações educativas que tem implicado, nomeadamente 

Programa 1. O digital e as transmutações em curso
2. Interferências nos modos de informar, comunicar e nas relações interpessoais
3. Repercussões na educação: modelos e situações educativas; valores e competências imprescindíveis 


Referências bibliográficas - Carmelo, L. (1999). Anjos e meteoros. Lisboa: Editorial Notícias.
- Carr, N. (2010). The shallows. What the Internet is doing to our brains. New York: W.W. Norton.
- Coimbra, M. A. (2010). (Des)Humano demasiado (Des)Humano – O Homem na Era Digital. Porto: Afrontamento.
- Coimbra, M. A. (2010). Incidências das Tecnologias na (re)configuração da existência humana. In Argumentos de Razón Técnica, Revista Espanõla de Ciência, Tecnologia y Sociedad, y Filosofia de la Tecnologia, Sevilla, número 13, pp.85-97.
- Coimbra, M. A. (2012) “O (Des)Encanto das teias digitais – ponto de vista sobre atuais modos de interação social” in Espaço Público. Variações críticas sobre a urbanidade (org.). Porto: Edições Afrontamento.
- Coimbra, M. A. (2015). Transfigurações do espaço público na era digital (Changing Public Spa-ce in the contexto of the Digital Era), Utopía y Praxis Latinoamericana. Año: 20, nº 70, Julio-Septiembre, CESA, Universidad del Zulia, Maracaibo, pp. 99-106.
- Delarbre, R. T. (1996). La nueva alfombra mágica. Usos y mitos de internet, la red de redes, Madrid: Producción Editorial Tabapress, Fundesco.
- Finkielfraut, A. & Soriano, P. (2002). Internet, o êxtase inquietante. Lisboa: Fim de Século.
- Innerarity, D. (2006). O novo espaço público. Lisboa: Editorial Teorema.
- Laidi, Z. (2001). A chegada do homem-presente. Ou da nova condição do Tempo. Lisboa: Instituto Piaget.
- Negroponte, N. (1996). Ser digital. Lisboa: Editorial Caminho.
- Queraltó, R. (2003). Ética, tecnologia y valores en la sociedad global. El caballo de Troya al revés. Madrid: Tecnos. 

- Umbelino, Luís António. 2018. "O Fim das Humanidades. Ensinar e Aprender em Época de Crise". Cadernos de PEsquisa da Fundação Carlos Chagas 48 (167 (2018)): 192-20 

ENTRADA LIVRE, COM CERTIFICADO DE PRESENÇA 

Apresentação aqui, Programa aqui, Inscrições aqui.

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...