sábado, 11 de maio de 2019

Onésimo Teotónio de Almeida ganha Prémio José Mariano Gago da SPA


Muitos parabéns ao Onésimo Teotónio de Almeida! Transcrevo comunicado da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA):

Onésimo Almeida vence Prémio Mariano Gago 2019 na SPA 

 A obra vencedora da edição de 2019 do Prémio Mariano Gago, promovido pela SPA e que visa distinguir o autor português com o melhor livro de divulgação científica editado no ano anterior, é, por decisão unânime do júri independente designado para o efeito, “O Século dos Prodígios”, do escritor Onésimo Teotónio Almeida.

 Este livro reúne um conjunto de ensaios sobre o papel que Portugal e os Portugueses desempenharam nos séculos XV e XVI no processo que alguns designam por “primeira globalização”. Nesse processo, para além da curiosidade, foram determinantes as atividades de experimentação, que seriam mais tarde traves-mestras da revolução científica. A historiografia internacional da ciência tem ignorado esses contributos dos navegadores pioneiros. Os Descobrimentos portugueses foram um marco na história mundial, sem o qual outros não se poderiam ter concretizado.

 Onésimo Teotónio de Almeida é Professor na Universidade de Brown, nos Estados Unidos da América e tem uma vasta obra publicada, designadamente de ensaio.

 Lisboa, 10 de Maio de 2019

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...