segunda-feira, 27 de maio de 2019

Lançamento na Ordem dos Médicos em Coimbra do último livro de João Lobo Antunes



Lançamento em Coimbra das últimas memórias do neurocirurgião João Lobo Antunes:
Um Neurocirurgião em Construção

·         A sessão de lançamento do livro de memórias de João Lobo Antunes Um Neurocirurgião em Construção terá lugar no dia 30 de Maio de 2019, pelas 18h00, na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, na Avenida Dom Afonso Henriques, 39, em Coimbra, uma iniciativa da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos em colaboração com o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a editora Gradiva e o Conselho Português para o Cérebro.

Apresentam o livro Domingos Coiteiro (Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia) e Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos). A apresentação contará com a participação de António Freire (Conselho Português para o Cérebro) e Carlos Fiolhais (Director do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra). Dará as boas vindas Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Cerca de dois anos e meio depois do falecimento do neurocirurgião João Lobo Antunes, a Gradiva publicou o livro que reúne as últimas memórias de um dos grandes nomes da Medicina e da cultura portuguesas e de um dos mais brilhantes ensaístas da sua geração. 
O livro Um Neurocirugião em Construção descreve o percurso que levou João Lobo Antunes a tornar-se cirurgião do cérebro começando pela sua infância em Benfica até ao seu regresso a Portugal, em 1984.
Para Guilherme Valente, editor da Gradiva e amigo do autor, Um Neurocirurgião em Construção «É um livro em que todas as frases, todas as palavras foram pensadas, com a inteligência e o saber finíssimos, a sensibilidade e grandeza de alma de um autor notável. Decidiu dizê‑las, deixá‑las escritas. E aqui estão. Um livro, o texto escrito, é o único registo perene da memória dum homem, da sua passagem pelo mundo, do seu olhar das coisas inumeráveis. São umas últimas memórias, repassadas pela grande mensagem de toda a obra e vida de João Lobo Antunes: o exemplo e o elogio de uma ética do trabalho, de auto‑exigência. (…) O que sinto agora não é apenas o orgulho de publicar uma grande obra. É sobretudo satisfação por a ter publicado fazendo tudo como João Lobo Antunes quereria que eu fizesse»
O Livro poderá ser adquirido na sessão.
A entrada é livre.

João Lobo Antunes – Nota Biográfica

JOÃO LOBO ANTUNES (1944-2016), foi neurocirurgião de relevo e Professor Catedrático de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa. Fundador e presidente do Instituto de Medicina Molecular, assumiu ainda a presidência do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Defensor de uma visão humanista da medicina e detentor de vasta cultura, publicou sete livros de ensaios: Um Modo de Ser (1996), Numa Cidade Feliz (1999), Memória de Nova Iorque e Outros Ensaios (2002), Sobre a Mão e Outros Ensaios (2005), O Eco Silencioso (2008), Inquietação Interminável (2010) e Ouvir Com Outros Olhos (2015); uma biografia de Egas Moniz (2010); e, na colecção «Ensaios» da Fundação Francisco Manuel dos Santos, A Nova Medicina (2012).
Entre as várias distinções que recebeu, conta-se o Prémio Pessoa (1996) e o Prémio da Universidade de Lisboa (2013). Foi ainda agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2004) e Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago de Espada (2014), que distingue o mérito literário, científico e artístico.
Um Neurocirurgião em Construção
João Lobo Antunes
Colecção: «Obras de João Lobo Antunes»
Ano de edição: 2019 . 978-989-616-882-7
288 pp. | € 17,00


 










Sem comentários:

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres, estou...