segunda-feira, 15 de abril de 2019

Uma obra exemplar. Em memória de Luísa de Nazaré Ferreira






















Luísa de Nazaré Ferreira foi minha aluna na formação que dava acesso ao ensino, pouco tempo depois tornou-se professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Dedicou especial e cuidada atenção à investigação da infância e à sua educação na Antiguidade. Por isso, diversas vezes lhe pedi o esclarecimento de dúvidas que me surgiam num campo que não domino. Fê-lo sempre com a disponibilidade da partilha.

Luísa de Nazaré já não está entre nós, mas deixou-nos uma obra construída ao longo de quase três décadas. Obra exemplar do ponto de vista académico, onde o estudo e o rigor, o empenho e o brio, a honestidade e a sobriedade, a alegria de conhecer se podem perceber em cada texto que escreveu.

Eis o resumo de um dos seus textos, publicado em 2015, que representa isso mesmo:
"A violência dirigida contra crianças com vista à sua eliminação é um tema assíduo na mitologia, na literatura e na arte gregas, mas as fontes antigas preservam ecos de outros aspectos da problemática em análise. Após uma breve introdução, este estudo centra-se na violência cometida por menores e no recurso aos castigos corporais em contexto educativo familiar e escolar, a fim de examinar algumas das fontes literárias e iconográficas mais relevantes sobre esta questão, dos primórdios da Época Arcaica à Helenística." (acesso aqui)
Continuar a ler e reler o que escreveu é a melhor homenagem que se lhe pode fazer.

Deixo ao leitor a ligação para um belo texto em memória de Luísa de Nazaré assinado por Teresa Carvalho (aqui).

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...