sábado, 27 de abril de 2019

Para introduzir as crianças do jardim-de-infância na tradição académica universitáriaa

O "Cortejo dos Pequenitos", a imitar o cortejo da Queima das Fitas de Coimbra é uma "tradição" iniciada, suponho, em 2010 ou 2011. Nesta semana voltaram a desfilar, entre Baixa e o Estádio Universitário, crianças de jardins-de-infância vestidas como estudantes universitários. Isto para, justificou-se, "introduzir as crianças na tradição académica".

Passei os olhos pelas notícias online. Dão conta de um agrado geral: Associação Académica, Universidade, pais, educadores, população. Nenhum problema ou crítica.

Neste ano, não sei se pela primeira vez, um júri apreciou o "cortejo" com vista a premiar o jardim-de-infância que se apresentasse como mais original (não há actividade escolar sem prémio). Para tanto, introduziram-se dois "parceiros", além da Comissão Organizadora da Queima das Fitas: "Portugal dos Pequenitos" e "Forum Coimbra" (não há actividade escolar sem parceiros comerciais).

A não ser registar esta inovação "prémio-parceiros", nada acrescento a dois textos que escrevi em 2011 (aqui e aqui).


Notícias aquiaqui, aqui

2 comentários:

Graça Sampaio disse...

Desconhecia essa iniciativa. É capaz de ser interessante - só não concordo com os prémios.

Sou das que votei contra o reaparecimento dos quadro de honra...

Anónimo disse...

Não podemos esquecer de chamar à razão os responsáveis diretos pela organização destas "atividades académicas" e "eventos" estapafúrdios, que são os licenciados, mestres e doutores educadores de infância. As touradas, tal e qual como as praxes das queimas das fitas, são espetáculos de exteriorização de vaidades impróprios dos nossos tempos. Se a lei em Portugal impõe que sejamos todos doutores e engenheiros, incluindo os que optam pela enfermagem, educação infantil ou acupuntura, será que se justifica tanta festa e foguetório para "introduzir as crianças na tradição académica" ordinária?!
Não transformem as estroinices dos mancebos e mancebas universitários e politécnicos em brincadeiras para as vossas crianças!

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...