sexta-feira, 12 de abril de 2019

GUILHERME VALENTE NO RÓMULO NO DIA 18 DE ABRIL



Informação recebida do Rómulo:                    

No âmbito do programa 10 ANOS | 10 FIGURAS, que o RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra está a concretizar no âmbito das comemorações do seu 10.º aniversário, Guilherme Valente, editor da Gradiva e grande conhecedor e apaixonado pela China, será o próximo convidado, merecendo uma justa homenagem do Rómulo pela sua longa e fértil vida dedicada à edição de livros e à difusão cultural.

No próximo dia 18 de Abril, quinta-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbrano piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, Guilherme Valente virá apresentar o seu “Olhar a China: uma aproximação ao espírito da China.”  No ambiente informal que caracteriza estas sessões  falará num debate moderado por Carlos Fiolhais, para além da China e dos chineses,  da sua  experiência como editor e promotor da cultura em Portugal, para além de emitir as suas opiniões sobre as questões que lhe sejam colocadas.

Guilherme Valente ganhou o primeiro Grande Prémio Ciência Viva, por ter iniciado e mantido ao longo de 30 anos a colecção “Ciência Aberta”, que o público pode encontrar completa no Rómulo. O Rómulo tem beneficiado da generosidade de Guilherme Valente, que tem oferecido numerosos livros quer da editora que fundou quer da sua própria biblioteca pessoal. Natural de Leiria, não esquece que o seu pai estudou na Universidade de Coimbra. 

Nota biográfica


Guilherme Valente viveu na China, em Macau, em três momentos todos dramáticos,onde teve a oportunidade  de realizar o gosto e o enriquecimento de se misturar com chineses de várias classes sociais, de viver o sentimento epifânico de descobrir no “outro” ( no caso, tão distante) o universal, o “mesmo” que existe espalhado pela Terra inteira.

“Parti para Macau sabendo pouco sobre essa outra civilização que desde muito cedo me fascinara, talvez por ser o outro extremo da Pátria que me fizera e ia comigo, sentimento tão forte que sabia nunca poder perder, mesmo que conseguisse fazer o exercício cristão e confuciano e kantiano de me coloca no lugar do outro.

Estudou Filosofia, mas, como costuma dizer, não é um profissional da Filosofia, mas gosta de filosofar; pósgraduou-se em Relações Inter-Culturais; ficou ligado a muitas e diversas realizações em Macau.

Animou muitas conversas em instituições diversas, desde universidades, clubes rotários, círculos de amigos e mesas de café; escreveu e publicou sobre o tema designadamente no Expresso e no Público; lê, pensa e sobretudo tem saudades.


Entrada livre.

Para mais informações:

RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                     Maria Manuela Serra e Silva
                     Telefone – 239 410 699
                     E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                     Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...