sábado, 16 de março de 2019

Quando a paciência dos mais novos se esgota

Foi publicado há poucos dias o sexto Relatório da Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o estado do Ambiente - Global Environment Outlook (2019) - que serviu de base a mais uma das suas reuniões.

Nele se "convidam os decisores a tomar medidas imediatas para abordar questões ambientais urgentes, de forma a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como outros objetivos ambientais acordados internacionalmente, tal como o Acordo de Paris. O GEO 6 baseia-se nos resultados de relatórios (GEO) anteriores, incluindo as seis avaliações regionais (2016), descreve o estado atual do ambiente, ilustra possíveis tendências ambientais futuras e analisa a eficácia das políticas" (ver aqui).
No respeitante à educação, afirma-se ter havido um progresso significativo na concretização de alguns desses objectivos, mas sublinha-se que é preciso reforçar, à escala global, o papel dos sistemas formais de ensino bem como a educação não formal, usando, nomeadamente os media.

Imagem recolhida aqui
Como se sabe, bastante à margem das múltiplas e infindáveis discussões e negociações entre políticos, empresários, agências e organizações de diversas tendências, cujos resultados são, no mínimo desanimadores, jovens de 123 países fizeram, nesta semana que acabou, greve às aulas para se manifestarem nas ruas contra a falta de medidas efectivas destinadas a parar a destruição do mundo por aqueles que têm poder para as tomar..
.

Não vou dizer que tenha sido a "educação para o ambiente", tal como está integrada nas orientações curriculares para a "educação para a cidadania", a surtir efeito nesta pró-actividade dos mais novos, até porque nela se foram infiltrando grandes empresas poluidoras, que fazem parte do problema e não da solução. Mas arrisco dizer que há aqui subjacente um trabalho consistente de muitos professores, que aliado a uma certa comunicação social, têm criado naqueles que as gerações mais velhas deviam proteger a necessidade de reagir como se fosse a eles que coubesse essa tarefa. Esta é, na verdade, uma lição para os adultos.

Nota: A este propósito vale a pena ler o artigo de António Guterres, Secretário Geral da ONU, publicado ontem no jornal The Guardian.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...