quinta-feira, 21 de março de 2019

Genética para Todos: De Mendel à Revolução Genómica do Século XXI


Hoje  quinta-feira, dia 21 de Março, às 18h, realiza-se no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a apresentação do livro "Genética para Todos: De Mendel à Revolução Genómica do Século XXI: a prática, a ética, as leis e a sociedade" da autoria de Heloísa G. Santos e André Dias Pereira, publicado pela editora Gradiva em Janeiro de 2019. 

A sessão de apresentação contará com as intervenções do Professor Carlos Fiolhais (Departamento de Física da FCTUC e Director do Rómulo), do Professor Francisco Corte Real (Presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e Professor da Faculdade de Medicina da UC) e do Professor Luís Almeida (Faculdade de Farmácia da UC e Investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular UC). No fim, haverá sessão de autógrafos.

ENTRADA LIVRE


SINOPSE DO LIVRO:

Poderemos compreender as principais potencialidades e limitações dos conhecimentos hoje adquiridos em Genética Humana?
O que é o ADN? O que são testes genéticos? E testes genómicos?
Podemos alterar os nossos genes e os do nosso bebé?
Poderemos contar com medicamentos personalizados e um sistema público de saúde que, com base no conhecimento das características do genoma de cada um e recurso a algoritmos, nos irá proporcionar uma medicina de total rigor e precisão?
Qual será o preço social e humano que poderemos ter de pagar por estas mudanças tão radicais?
Que papel desempenham, neste contexto, a ética e o direito?
No nosso país, são escassas as publicações que procuram dar resposta a estas questões candentes no contexto da actual 4.ª Revolução Industrial. Na esperança de ajudarem a suprir essa lacuna, os autores convidam o leitor a acompanhá-los numa fascinante viagem, desde a descoberta das células e dos cromossomas até às mais recentes inovações na área da genética humana. 


Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...