segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

BOM ANO DE 2019!


Venho desejar um Bom Ano de 2019 enviando o cartão do RÓMULO (de Rómulo de Carvalho = António Gedeão) com a tradicional árvore de Natal, feita inteiramente com livros de história militar.

Em 2019 vamos celebrar grandes génios: Leonardo da Vinci (2 de Maio, 500 anos da morte), Fernão de Magalhães (10 de Agosto, 500 anos do início da viagem de circum-navegação), Dmitri Mendeleiev (6 de Março, 150 anos da Tabela Periódica) e Albert Einstein (29 de Maio, 100 anos do eclipse que o consagrou). E a 20 de Julho passarão 50 anos sobre os  primeiros passos do homem na Lua (Neil Armstrong).

Cito Júlio Verne: "Nunca se fez nada grande sem uma esperança exagerada."

3 comentários:

Anónimo disse...

Desejo que, em 2019, o Governo da República Portuguesa - como forma de compensar todos os professores e educadores de infância, a quem prometeu devolver, e não devolveu, nove anos, quatro meses e dois dias de tempo de serviço -, abra cursos de reciclagem ad hoc em ciências da educação, sujeitos às propinas da praxe, evidentemente, com a duração de dois anos letivos e equivalência a doutoramento, cuja frequência, com aproveitamento, permita aos docentes básicos e secundários a progressão a que têm direito, conseguindo assim o Estado matar dois coelhos com uma só cajadada, quais sejam a progressão na carreira e a apropriação plena, ao nível de doutoramento, das orientações dos especialistas governamentais da escola inclusiva das aprendizagens essenciais com currículos flexíveis!

Matar coelhos disse...

Não percebo para que servem mestrados e doutoramentos na carreira docente...
Geralmente, quando quero adquirir conhecimento consistente sobre qualquer matéria, acedo a sites universitários, verifico as disciplinas que se debruçam sobre esse assunto, registo a bibliografia sugerida, compro os livros e eis a questão mais do que esclarecida! Não me desloco, gasto apenas a quantia necessária, não me aborreço...
Também acredito piamente que as ações de formação que pululam por aí deveriam acabar. Qualquer professor sabe porquê.

Anónimo disse...

Porque são, essencialmente, grandes palhaçadas!
A mim, chegaram a dar-me cerca de duzentos mil escudos só por fazer o papel de figurante, numa ação de formação em que os formandos, professores licenciados por universidades públicas, fingíamos, para ingleses, alemães e franceses verem, que estávamos, como portugueses atrasados que éramos, a aprender pela primeira vez os conceitos básicos dos nossos cursos científicos, para assim, com esta preparação que generosamente nos proporcionavam, podermos formar a geração mais bem preparada de sempre que haveria de fazer de Portugal um país desenvolvido e rico!... Mas ainda não fez!
Se eu ganhei 1000 euros só por frequentar uma ação, imaginem os pecúlios conseguidos por muitos formadores profissionais, para mal da educação em Portugal!
E o regabofe continua!...

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...