segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Última semana do Mês da Educação e Ciência da FFMS que comissario

Última semana do Mês da Educação e da Ciência
Neurociência e educação
Hoje em directo!
A investigação em neurociências tem tido avanços consideráveis: sabemos cada vez mais sobre o funcionamento do cérebro e sobre o modo como se aprende. Contudo, a aplicação deste conhecimento aos processos de ensino e aprendizagem tem levantado numerosas questões: como aplicar na educação os novos conhecimentos científicos? Como desmontar os mitos que não têm qualquer sustentação, por exemplo, o de que usamos apenas 10 por cento do cérebro? Os neuropsicólogos Joana Rato e José Morais vão debater estas questões.
Assista em streaming, a partir das 16h
Ensinar Matemática
Amanhã às 15h no Liceu Camões
O que se deve ensinar quando se ensina matemática? Como se ensina matemática em Portugal e no mundo? Quais as tendências mais recentes que se observam, tanto nos conteúdos como nos métodos, e que impactos têm tido na aprendizagem dos alunos? William Schmidt, especialista americano, explora a questão do currículo na matemática e dialoga com a responsável da Associação de Professores de Matemática Lurdes Figueiral e com Filipe Oliveira da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Inscreva-se aqui
Conhecimento, escola e era digital?
Lotação esgotada: assista em streaming
Será que o conhecimento escolar fica desvalorizado na época da internet? E. D. Hirsch, especialista americano em educação, prestigiado crítico literário e autor de vários livros entre os quais «Why knowledge matters», analisa vários temas críticos na educação contemporânea e reflecte sobre as consequências de algumas opções pedagógicas dos últimos anos, em diálogo com o professor de Psicologia João Lopes. A lotação está esgotada, assista em directo no site da Fundação!
Dia 23 às 17h30. Assista aqui

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...