terça-feira, 27 de novembro de 2018

Apresentação do livro "Visão, olhos e crenças" de Luís Miguel Bernardo


Na próxima 5ª feira, 29 de Novembro, às 18h, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, o Professor Joaquim Murta da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra irá apresentar o livro "Visão, olhos e crenças" da autoria de Luís Miguel Bernardo, publicado pela editora Gradiva em Setembro de 2018.

 A entrada e livre e destinada ao público em geral.

A apresentação contará com a presença do autor.

 SINOPSE DO LIVRO:

 Sem o nosso sistema de visão – os olhos ligados ao cérebro – a nossa percepção do mundo seria muito limitada. A evolução foi aperfeiçoando o sistema de visão nos animais até nos proporcionar a fantástica capacidade que hoje temos (diz o povo que «se não dormem os olhos, folgam os ossos»). Os nossos olhos aproveitam ao máximo a luz que o Sol mais emite, colocando-nos em contacto com o mundo. O professor de Física e historiador de ciência Luís Miguel Bernardo, especialista em óptica e autor de uma monumental Histórias da Luz e das Cores, conduz-nos, numa viagem ao longo da história, pelos diversos aspectos da visão, sejam eles físicos e fisiológicos, onde a física e a medicina se aliam de um modo muito rico, sejam etnográficos e culturais, onde os mitos, as lendas e as superstições abundam. Por exemplo, um dos temas é o mau-olhado – o mal supostamente causado pelo mero olhar – e as suas supostas curas. Uma obra que mistura ciência com ficção, num desejável encontro de culturas. Uma história muito abrangente e original da visão humana, no mundo e em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.