terça-feira, 4 de setembro de 2018

PSEUDOCIÊNCIA NA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Nils-Axel Mörner nega as previsões de subida do nível do mar.

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto acolhe um congresso de negacionistas (não confundir com cépticos) das alterações climáticas, com o beneplácito de uma professora da casa, sendo divulgado pelos meios da Universidade.

Se dúvidas houvesse, logo às 11h20 um tal Nils-Axel Mörner vem explicar que estamos a pouco mais de uma década de uma "pequena idade do gelo". O nome é importante, porque é um dos argumentos de autoridade da pseudociência: pessoas ditas muito importantes asseguram que uma coisa é verdade. Só que a ciência não se baseia nisso, mas em provas. Nils-Axel Mörner, Scientific Committee Advisor da conferência, é de facto uma pequena estrela da pseudociência, climática e não só. Defende, entre outras coisas que se podem usar pêndulos e varas para encontrar água.

Já devíamos ter ultrapassado isto. Há um consenso científico acerca das alterações climáticas. Toda a conferência é um enorme exercício de pseudociência, com muitos gráficos sem sentido para impressionar. 

Não é a primeira vez que as universidades disponibilizam os seus espaços para acolher pseudociências, as terapias alternativas são já presença assídua. Alugam não só as salas mas a sua credibilidade.

Fico à espera que a Faculdade de Letras da Universidade do Porto acolha uma conferência sobre a Terra Plana.

14 comentários:

Anónimo disse...

Já houve muitos mínimos solares na História, e estamos a entra noutra fase dessas. Qual é a sua dúvida Sr. Marçal? Porque é que desta vez tem de ser "alterações climáticas"? Não de diga que tem medo do CO2? Quem será aqui o pseudocientista Sr. Marçal? De facto, a sua Terra é plana...

Anónimo disse...

Porquê tanta hostilidade, caro David Marçal? Os conferencistas não têm direito a expor as respectivas opiniões? Tem medo de não conseguir rebater as opiniões deles ?

Já agora : qual é a diferença entre negacionista e céptico. Explique lá, por favor, para eu saber que título devo mandar imprimir nos meus novos cartões de visita.

Anónimo disse...

Respondendo às duas questões:

- Os pontos dos negacionistas já foram rebatidos vezes sem conta neste mesmo blogue;

- Um céptico procura as respostas às suas perguntas. Um negacionista, depois de as encontrar, vai à procura de outras, como é o caso.

Anónimo disse...

Gostava de ver o que vai pela cabeça das pessoas que parecem pensar que os cientistas que dedicam a sua vida inteira a um assunto nunca se lembraram de incluir um factor que os iluminados sugerem num blogue.

Mas diga-me: como é que um mínimo solar gera um aumento de temperatura na Terra? Já que parece estar tão por dentro do assunto.

Se a Terra do Marçal é plana, a sua é oca, como o vazio de conteúdos dos negacionistas.

Anónimo disse...

O único aumento na temperatura é nas orelhas do Marçal, que ou anda às escuras ou então "ainda é iluminado a petróleo". A minha questão é simples:
Porque insiste o Marçal em desinformar, quando poderia agir de modo inverso? Essa é a grande questão! Deixo só um pequeno exemplo e não me venha com desconversa sobre o uso a vídeos, pois vou concluir que de facto ainda "vive iluminado a petróleo":

Grand Solar Minimum Easily to Understand Extreme Weather Timeline
https://www.youtube.com/watch?v=jXlXjvaKo1w#t=08m29s

Anónimo disse...

Olha, mais um que pensa que um ciclo de 11 anos explica efeitos contínuos ao longo de mais de 150 (pista: não o explica).

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

«Fico à espera que a Faculdade de Letras da Universidade do Porto acolha uma conferência sobre a Terra Plana.»

E porque não? Afinal, os «flat-earthers» - pelo menos a julgar pelas declarações do líder daqueles nos EUA, em 2013 - acreditam no «aquecimento global antropogénico»:

https://www.salon.com/2013/06/25/flat_earth_society_believes_in_climate_change/

Como os franceses costumam dizer, «os bons (?) espíritos encontram-se». ;-)

marina disse...

interessante , há séculos era Deus e santa Bárbara que interferiam no tempo , agora é o homem todo-poderoso...valha-nos a sensata paleoclimatologia para por os pontos nos i.
e é tão engraçado ver os que mandam no mundo (excepto o rei vai nu do trumpetas) dizer que é possível sol na eira e chuva no nabal, crescimento económico e arrefecimento, e ver os sem meio neurónio a engolir a mitologia pós pós moderna :)

Anónimo disse...

Pessoalmente, gostava de ver este blogue afastado destas intrigas e futilidades. A moda das queixinhas sobre pseudociência aborrece e desgraça este blogue, tal como o avanço do Saber. Recordo que Piers Corbyn é um entre muitos cientistas que se afastam da ciência corrompida, cozinhada à medida da política. O que os dados mostram é que "Climate Change is Junk Science" e "There is No such thing as man-made Climate Change". Além disso, o Professor Henrik Svensmark já fez prova científica da relação entre actividade solar, raios cósmicos e a formação de nuvens. A prova foi tão politicamente incorrecta que acabou abafada pelos mesmos Média tendenciosos. Tudo isto é público!

Climate & Cycles of Civilization What to Expect Moving Into 2025 (685)
https://www.youtube.com/watch?v=umg4jcvOvOs


Jose Salcedo disse...

Muito bem, David Marçal. Realmente, o país é pobre não por acaso mas porque merece. E merece por haver tantas pessoas que se esforçam para isso.

Csrlos Corrêa disse...

Continue David Marçal a combater a pseudo-Ciência com coragem. A anónimos não se responde.

Anónimo disse...

Tem razão, o país é pobre porque a acefalia grassa!
Enfim.

Anónimo disse...

Estive na conferência a assistir. O senhor esteve lá??? Comparar o que foi apresentado com os defensores da Terra Plana é ridículo. E desde quando o consenso científico é equivalente à verdade absoluta? Pergunto, em que condições estão instalados os instrumentos que fazem as medições para que se conclua que a temperatura média da Terra está a subir ou a descer? Há quantos anos? Que manutenção é feita? Qual a resolução, o erro, etc??? É, isso sim, grave, fazer afirmações alarmistas como os senhores terroristas do clima fazem! Até inventam que os tsunamis são culpa do aquecimento global!!! Vi muita gente criticar a conferência mas ninguém teve a CORAGEM de aparecer lá a contestar o que foi apresentado. Os negacionistas sois vós!!! É fácil falar atrás do ecrã do computador...

Anónimo disse...

Confundir a critica à sobrevalorização da influência humana nas alterações climáticas dos últimos 30, 50, 100 anos(o que foi defendido na conferência) com a inexistência de alterações climáticas (o que é falsamente dito neste artigo, como tendo sido defendido na conferência) é não fazer o mínimo de ideia do que é climatologia e mais grave, é demonstrativo da profunda ignorância de quem escreveu este artigo, que só demonstra um profundo desrespeito pelos cientistas responsáveis pela organização e que participaram no evento, muitos deles catedráticos e dos melhores especialistas europeus nas suas áreas.
Estudem em vez de virem para aqui mandar "postas de pescada" do que não sabem...

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...