quarta-feira, 1 de agosto de 2018

MARTE ESTÁ PERTO

Informação do Observatório Astronómico de Lisboa:

Hoje, dia 31 de julho, Marte estará muito perto de nós, a apenas a 57,6 milhões de quilómetros da Terra. Será a maior aproximação à Terra desde agosto de 2003!
No período da manhã, mais precisamente às 08h48min (em Portugal continental), Marte estará à distância mínima da Terra. A esta hora não será possível observar Marte, pois nesse preciso momento estará abaixo do horizonte. Marte nasce às 20h55min no início da noite, e põe-se de manhã às 06h01min. Observar-se-á Marte durante toda a noite como um objeto brilhante avermelhado!
O planeta Marte estará mais próximo da Terra e, por isso mesmo, mais brilhante. Este fenómeno acontece de 26 em 26 meses, sempre que a Terra ultrapassa Marte no seu movimento de translação em torno do Sol (o nosso planeta é mais rápido neste movimento).

No entanto a distância mínima atingida em cada órbita não é sempre igual, devido à excentricidade das órbitas, às inclinações dos planos orbitais e às alterações provocadas por forças de maré. Por exemplo na próxima aproximação, a 6 de Outubro de 2020, Marte não chegará tão perto da Terra como hoje. A próxima grande aproximação será a de 2035!
A distância entre a Terra e Marte varia muito ao longo do ano, provocando grandes alterações no diâmetro aparente e brilho de Marte. Na Figura abaixo vemos os tamanhos relativos entre o diâmetro aparente de Marte hoje e o que apresentava a 8 de Maio quando estava um pouco mais distante na sua órbita. Como se vê o diâmetro aparente era nessa altura 2 vezes menores do que hoje. O caso extremo é quando Marte se encontra no ponto mais distante da sua órbita, do outro lado do Sol. Vemos também na figura que nessa altura o seu tamanho é 7 vezes menor do que o de hoje. No entanto essa situação não é observável, pois estando do outro lado do Sol, Marte só está acima do horizonte durante o dia.



Mais informações sobre as efemérides de Marte encontram-se em: http://oal.ul.pt/efemerides-marcianas-neste-verao-de-2018/

2 comentários:

  1. https://youtu.be/fCwqV3FROyw

    ResponderEliminar
  2. https://youtu.be/LCQjrW0ofRE

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.